Conheça 6 lendas e causos do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Nada melhor do que sair da rotina e conhecer novos lugares, não é mesmo? Por estar tão perto da capital mineira, poucos consideram passear pelo Circuito do Ouro. Mas a verdade é que esse trajeto está cheio de gastronomia peculiar, paisagens maravilhosas e histórias incríveis.

Você sabia que no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça são contados vários causos? Neste post, você vai saber um pouco mais sobre esse assunto, conhecer algumas lendas do Caraça e outras lendas do Circuito do Ouro. Confira:

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade

No alto da Serra da Piedade, em Caeté, está localizado o Santuário de Nossa Senhora da Piedade — um lugar que, independentemente da sua crença, vale a pena conhecer. Ele envolve muitas histórias, a exemplo do mito que diz que os fundadores da capela teriam matado a rainha póstuma de Portugal Inês de Castro e se escondido na serra. Mas, na verdade, Inês morreu em 1345, quando o Brasil sequer havia sido descoberto.

Sendo assim, a lenda que permaneceu foi a que Bracarena, um fidalgo devoto de Nossa Senhora da Piedade, chegou à vila e achou a serra envolta de nuvens. Aquele era o lugar ideal para a construção de uma capela em seu louvor. A princípio, Bracarena foi considerado louco, mas, depois de um tempo, começaram a aparecer relatos de curas e milagres relacionados à santa, e os moradores não só passaram a admirar o ermitão, como também ajudaram na construção do templo, que ficou pronto em 1770. Daí veio o nome da serra e o motivo de tantas visitas de peregrinos e curiosos.

O órgão do Caraça

Mais do que as antigas construções do que um dia foi o Colégio do Caraça, essa região é também um museu cheio de objetos um tanto quanto peculiares. Uma das lembranças que carrega muita história — e mistério — é o órgão da igreja, construído em 1863 pelo Padre Boavida.

Esse foi o único instrumento construído pelo padre, e há quem diga que foi feito apenas com um canivete. Foram usadas madeiras do Caraça, e o instrumento ficou pronto com certa rapidez. Na época, ele foi admirado não só pelo tamanho, mas também pelo engenho com que foi construído e pela raridade em sua unidade harmônica.

Apesar das intervenções sofridas (limpeza, manutenção, afinação e restauração), o órgão nunca chegou a morrer e funciona até os dias de hoje. Algumas pessoas acreditam que ele é protegido por Nossa Senhora Mãe dos Homens. Os concertos realizados nesse órgão são sempre um evento na região mesmo após tantos anos.

Vale lembrar que a história do santuário e outras lendas do Caraça podem ser contadas pelos padres que vivem na região.

Os contadores de causos

  • Em Caeté: você conhece lendas da região entrando em contato com Claret (contato: (31) 3651-1700).
  • Em Barão de Cocais: você visita o Bar do Lauro e aproveita para ouvir os causos que o proprietário tem para contar.
  • Em Santa Bárbara: procure por Viko e se prepare para uma prosa descontraída e cheia de histórias.
  • Em Catas Altas: o contador é o Expedito, e você pode entrar em contato com ele pelo telefone (31) 9 8618-3194.

O que você está esperando para fazer as suas malas e correr para essas cidades? As lendas do Caraça e as lendas do Circuito do Ouro valem uma viagem, mesmo que seja um passeio durante um fim de semana. Aproveite a oportunidade para participar da promoção do Mapa de Figurinhas!

Agora conte para a gente: o que você achou dessas histórias? Deixe um comentário. Curta também a nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!

Foto: bit.ly/622.ref

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha