5 sobremesas mineiras que você precisa experimentar!

De dar água na boca: conheça 5 doces do Circuito do Ouro

O roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça oferece muito mais do que belas paisagens, riqueza cultural e histórica. Ele oferece também diversidade gastronômica com a venda de deliciosas iguarias locais. Seus doces fazem parte da tradicional cozinha mineira e combinam a simplicidade do meio rural com muito bom gosto.

Esse sabor mineiro é composto por produtos colhidos localmente e produzidos por doceiras de mão cheia, por meio de técnicas e utensílios utilizados tradicionalmente desde o período colonial. Os produtos, que você pode encontrar nas quitandas e lojas da região, são, portanto, fruto da paixão de seus habitantes pela sua própria herança cultural, mantendo viva sua trajetória histórica através da culinária!

Confira a seguir 5 deliciosas atrações regionais e conheça um pouco mais da história e característica dos doces deste roteiro do Circuito do Ouro:

Doce de leite, de Caeté

Localizado a apenas 57 km de distância da capital mineira, Caeté é um pequeno município onde é possível encontrar o famoso queijão. Curiosamente, esse doce não possui queijo em sua composição! Seu nome vem do fato de ele ser produzido tradicionalmente em formas de queijo pelas doceiras locais. E você deve está se perguntando: se não é de queijo, do que é? Ele é, na verdade, feito de ovos e doce de leite, iguaria regional, e sua textura é semelhante a de um pudim. Uma delícia que você não pode deixar de provar!

Nessa localidade, o doce de leite também pode ser encontrado em sua forma tradicional, em potes ou em barras, assim como outros doces caseiros, como a bananada com açúcar mascavo, o doce de mamão, o doce de coco e o doce de batata-doce. É de dar água na boca!

Festival de Goiabada em Barão de Cocais

Em Barão de Cocais, cidade que fica a 97 km de Belo Horizonte, o doce mais famoso é sem dúvida a goiabada. Há, inclusive, um evento dedicado a essa paixão local: o Festival da Goiabada, realizado no mês de maio no município, junto com a Festa da Quitanda, onde você encontra outras maravilhas da gastronomia local.

A goiabada cascão é Patrimônio Imaterial da região, um incentivo a sua produção na tradicional forma de tacho, aquecido em fornalha. Sua produção requer muita força nos braços e dedicação, podendo levar até três horas de duração.

Mel de Santa Bárbara

O município de Santa Bárbara é conhecido pela sua produção de mel. Na região, podemos encontrar a Casa do Mel, uma espécie de museu desse produto, instaurado em 2007 em uma residência belíssima do século XVIII restaurada.

O mel produzido nessa localidade, que fica a 112 km de Belo Horizonte, é a base de diversos doces típicos, como o pão de mel e o bolo de mel. Os mais curiosos também podem conhecer mais sobre sua produção: na Casa do Mel há várias informações sobre o produto, além de cursos básicos de apicultura e de gastronomia. Não tem como não conferir, não é?

Compotas e geleias em Catas Altas

Na região de Catas Altas, com 121 km de distância da capital, podemos nos deparar com as deliciosas compotas e geleias de frutas variadas, como as de mamão, jabuticaba, goiaba, figo, laranja da terra e até de jiló! E acreditem, é uma delícia!

As compotas e geleias surgiram, originalmente, como meio de preservar os frutos entre as safras agrícolas, tornando esses produtos disponíveis durante todo o ano. Elas podem ser encontradas hoje com frutas em pedaços ou inteiras, cozidas com água e açúcar, e aromatizadas com especiarias locais.

E você, o que está esperando? Venha conhecer os deliciosos doces do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça! E não deixe de escrever um comentário dizendo como foi a sua experiência.

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha