©2011 Breno Matias

Conheça os passeios históricos do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Para quem gosta de fazer um turismo que mistura tradições históricas, belas experiências visuais e um clima tranquilo e interiorano, conhecer as cidades do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça é uma excelente opção.

O ponto de saída para quem quer fazer os roteiros históricos dessa região do país é a cidade de Belo Horizonte, a capital mineira. Pegando a BR-381, que liga BH a Vitória, é possível chegar à Serra da Piedade e seguir até terminar sua visita na Serra do Caraça.

Se você ficou interessado em saber o que é possível descobrir sobre a história neste roteiro, que tal conhecer os principais pontos desse trecho do Circuito do Ouro?

Primeira parada: Caeté e o Santuário Nossa Senhora da Piedade

Caeté é a primeira cidade desse roteiro, visitada por quem resolve pegar a BR-381, de Belo Horizonte com sentido a Vitória. Antes de parar na cidade para comer ou se hospedar em algumas das pousadas da região, é interessante visitar o Santuário Nossa Senhora da Piedade, localizado no alto da serra e com uma bela vista para o belíssimo mar de morros que Minas possui.

O Santuário é o ponto obrigatório de parada em Caeté, mas não é o único para quem quer conhecer a história do barroco e um pouco mais sobre essa região do estado. Vale a pena dedicar um bom tempo da sua visita ao Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro, que tem um incrível acervo de móveis, objetos e obras de arte da família Pinheiro e um grande arquivo histórico da cidade.

Segunda parada: Barão de Cocais

Seguindo o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, temos a cidade de Barão de Cocais. Essa região é muito conhecida por ter um dos sítios arqueológicos mais importantes do país, que conta com registros da pré-história datados de 6.000 a.C. Para quem acredita que esses registros só existem em filmes, a visita a Barão de Cocais é um mergulho inesquecível na história da população local!

O Sítio Arqueológico da Pedra Pintada, localizado na Serra da Conceição, conta com várias pinturas rupestres de indígenas e outras populações que habitaram o local antes mesmo da chegada da civilização que hoje habita a região.

Terceira parada: Santa Bárbara

A cidade de Santa Bárbara é o próximo ponto de parada para quem sai de Barão de Cocais e continua no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. Essa cidade, que tem Santo Antônio como seu padroeiro, também é um dos lares da arte barroca e sacra do estado de Minas Gerais, já que sua matriz foi construída baseada nas tradições e nos moldes desse estilo. Outras igrejas, como por exemplo a de Santo Amaro, também são pontos de paradas interessantes para quem quer apreciar monumentos.

Santa Bárbara também é terra de Afonso Pena, o primeiro mineiro a assumir a presidência do Brasil. Para quem adora explorar um pouco da história dos políticos do país, é possível visitar o muito bem organizado e preservado memorial do ex-presidente, instalado na residência onde o ele foi criado por seus pais. Essa é uma parada muito interessante, especialmente para quem gosta de história!

Quarta parada: Catas Altas

Catas Altas é a terra do Santuário e Parque Natural do Caraça, um dos destinos turísticos mais procurados e visitados em Minas Gerais. Essa é a última parada do roteiro, e é praticamente obrigatória para turistas que visitam a região das serras divididas pela BR-381.

Em Catas Altas é possível visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, que é um dos ícones da região; o Bicame de Pedra, onde estão as ruínas de um grande aqueduto construído por escravos em 1792, absolutamente incrível! No Parque Natural do Caraça, vale visitar a igreja do Santuário da região, de estilo neogótico, com vários e belíssimos vitrais franceses doados por Dom Pedro II, para a sua construção. No pátio externo do Santuário, você pode, à noite, observar os padres alimentando os lobos-guarás da região — uma das experiências mais incríveis para quem visita o local!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Então deixe e um comentário e compartilhe conosco as suas expectativas para as próximas viagens!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Conheça os passeios históricos do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha