A arte dos Mestres do Barroco tomam conta do Circuito do Ouro
O Barroco Mineiro é a maior expressão artístico-cultural dos séculos XVIII e XIX, e é um dos responsáveis por atrair milhares de visitantes do mundo inteiro a fim de conhecer essa riqueza que compõe uma das mais importantes regiões turísticas do estado mineiro: O Circuito do Ouro. É possível destacar a presença marcante da arte, exaltada pelas exuberantes pinturas, esculturas e trabalhos manuais sejam eles feitos de madeira ou pedra-sabão. Grandes artistas do barroco deixaram espalhadas pela região do Circuito do Ouro belíssimas obras que contam a história de Minas Gerais.
Barroco Mineiro
O Termo Barroco Mineiro se refere tanto à arquitetura desse período, quanto a importantes expressões na escultura e na pintura, também conhecidos como Rococó. A região do Circuito do Ouro concentrou por muitos anos a atividade mineradora que enriqueceu o Estado, concentrando tanto as influências artísticas, vindas de outras regiões do Brasil – como o Rio e Janeiro e Salvador – quanto às influências de Portugal, na Europa.
A formulação de uma derivação característica do Barroco na região mineradora deveu-se ao súbito enriquecimento da região com a descoberta de grandes jazidas de ouro e diamantes e à criatividade dos mineiros no uso de técnicas, mão de obra e materiais próprios. Esta grande movimentação comercial e artística, somada ao forte apelo religioso que teve o catolicismo popular na região, fizeram aflorar a criatividade de artistas para construções arquitetônicas, esculturas e pinturas, que até hoje encantam a todos.
Artistas barrocos do Circuito do Ouro
Grandes artistas do barroco deixaram espalhadas pela região do Circuito do Ouro belíssimas obras que contam a história de Minas Gerais.
Mestre Aleijadinho
O mais popular e conhecido dos Mestres, sem dúvidas é o Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O Mestre que ganhou este apelido devido a uma doença degenerativa nas articulações que fez com que o artista perdesse os movimentos das mãos e dos pés.
Artista desde criança, Aleijadinho continuou suas atividades mesmo após a doença e segundo estudiosos, o gênio se tornou ainda mais produtivo neste período de enfermidade. O artista com um legado monumental tem suas obras marcadas por dois momentos, antes e depois da doença. É possível identificar antes da doença, equilíbrio, harmonia e serenidade em suas crianções; e durante a doença, demonstra traços mais marcantes e expressionistas.
Mestre Piranga
O Mestre de Piranga, cujo a identidade é desconhecida, é considerado um artista enigmático, suas obras são caracterizadas por um domínio de forma quase clássico e interpretações quase expressionistas, como por exemplo, olhos desnivelados, um mais baixo que o outro “vesgos”; cabeça menor que um sétimo do tronco dentre outras características. Pesquisadores acreditam que suas obras tenham sido influenciadas por Aleijadinho.
Mestre Ataíde
O Mestre Ataíde, Manuel da Costa Ataíde, viveu na cidade de Mariana entre 1762 e 1830. O celebre pintor e decorador do barroco foi militar. O Artista tem suas obras marcadas pela característica expressiva de suas obras e o uso constante e cores vivas e diversas combinações que autenticam a natureza brasileira. Em seu desenho, os anjos e santos apresentam traços mestiços.
Mestre Vieira Servas
O artista português, Francisco Vieiras Servas, nasceu na região do Minho em 1720. Não se sabe ao certo a data em que ele chegou ao Brasil, mas em 1753 ele já atuava na capitania de Minas Gerais. O legado de Viera Servas no estado permanece e encanta! Ele é reconhecido pelas arbaletas, elemento de plasticidade valorizativa no conjunto de retábulos tornando-se sua inconfundível marca, legado que se completa com um acervo de esculturas de anjos tocheiros e devocionais.
Neste roteiro especial “Mestres do Barraco”, você poderá contemplar obras de todos esses Mestres. Acesse o nosso site e confira o roteiro:
https://circuitodoouro.tur.br/roteiro/mestres-do-barroco/
Barroco Mineiro: Você Sabia?
Você sabia que existe o dia do Barroco Mineiro? É isso mesmo, no dia 18 de Novembro, é comemorado o Dia do Barroco Mineiro, a data foi instituída pela Lei 20.470, de 2012, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Excelente matéria!
xdnrbw xdel ct
eu wuel ixv