Descobrindo o barroco mineiro
Minas Gerais sempre guardou muitos tesouros, principalmente no que diz respeito à arte barroca. Um passeio pelas cidades históricas de Minas pode ser uma excelente oportunidade para apreciar a autêntica arte deste estilo. Caminhar sobre as pedras das ruas estreitas, admirando os casarios coloniais, as fachadas e interiores das belas igrejas é como passear pelas raízes da nossa história, é como uma volta às nossas origens.
As cidades do Circuito do Ouro são verdadeiros museus a céu aberto, onde a arte barroca é testemunha do início da formação de uma identidade genuinamente brasileira. No roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça, que inclui as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, você vai encontrar admiráveis mostras da arte barroca mineira. É bem fácil chegar a essas quatro cidades, partindo de Belo Horizonte. E melhor ainda: elas podem ser visitadas em um só passeio!
Quer conhecer um pouco mais sobre a arte barroca mineira? Venha percorrer os caminhos que nos levam ao passado. O roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça é um ótimo destino para essa caminhada!
Caeté
Bem próxima da capital, Caeté é um ótimo ponto de partida para conhecer a obra de Antônio Francisco Lisboa, o Mestre Aleijadinho, um dos maiores nomes da arte barroca. Na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, encontra-se a escultura de Nossa Senhora do Carmo, a primeira obra do artista.
Nessa mesma igreja, você pode apreciar ainda os belos retábulos esculpidos pelo português Francisco Vieira Servas — não tão popular quanto Aleijadinho, mas seguramente um grande artista barroco. No Santuário de Nossa Senhora da Piedade, no alto da serra, você encontrará a famosa Pietá, a escultura da padroeira de Minas, também de autoria do Mestre Aleijadinho.
Barão de Cocais
Outra bela cidade histórica do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, Barão de Cocais, também conta com atrações relacionadas à arte barroca. Tem destaque o projeto arquitetônico da bela Igreja Matriz de São João Batista, do Mestre Aleijadinho. A construção da matriz teve início em 1764, mas sua inauguração aconteceu somente em 1785.
A bela portada, com a imagem de São João Batista, esculpida em pedra-sabão, também é atribuída ao Mestre Aleijadinho. Já no distrito de Cocais, no Largo do Rosário, vale visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e admirar a imagem da padroeira esculpida por Francisco Vieira Servas.
Santa Bárbara
Parada obrigatória para quem busca o melhor do barroco mineiro é Santa Bárbara. A cidade oferece o esplendor da Matriz de Santo Antônio, considerada uma das mais belas igrejas de todo o estado de Minas Gerais. A igreja data da primeira metade do século XVIII e apresenta um lindo conjunto de talha dourada combinado, além de pinturas de cores fortes em seu interior.
O teto da capela-mor da Matriz é obra de Manuel da Costa Ataíde, mais conhecido como Mestre Ataíde, contemporâneo de Aleijadinho e muito famoso por suas pinturas em perspectiva.
Catas Altas
Aos pés da Serra do Caraça, a pequenina Catas Altas guarda grandes tesouros da arte barroca. Para conhecê-los, comece pelo conjunto arquitetônico do casario colonial, emoldurado pela serra ao fundo. Ao chegar à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, entre para admirar mais uma bela decoração de autoria de Francisco Vieira Servas. Cercado pela atmosfera do lugar, você se sentirá próximo do divino.
Em seguida, tome a estrada para visitar o Parque Natural do Caraça, localizado a 30 km de Catas Altas. Chegando lá, não deixe de conferir o teto do Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens e mais uma admirável pintura de Mestre Ataíde, representando a Santa Ceia.
E você, já conhece alguma das obras no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Aprecia a arte barroca mineira? Conte para nós!