4 festivais juninos e julinos que você precisa conhecer
A celebração da festa de São João costuma ser muito lembrada e relacionada aos estados e cidades do nordeste do país. Mas o estado de Minas Gerais não fica para trás e também oferece excelentes festividades para celebrar o dia desse santo, tão importante para cultura católica do país.
Para você que gosta de acompanhar essas manifestações culturais, principalmente quando ligadas a uma boa festa popular, preparamos uma lista de quatro festivais juninos e julinos que acontecem em cidades do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, que vale a pena conhecer. Vamos a ela?
Festa de São João, em Caeté
Geralmente a festa acontece nas noites do dia 24 de junho, dia de São João. Anualmente, a cidade comemora a tradicional festa de São João, aproveitando o clima frio na região para acender fogueiras, dançar quadrilhas e se divertir.
Essa homenagem a São João acontece no alto da Serra da Piedade, onde é construída a fogueira mais alta do país — afinal, ela fica a 1.746 metros de altitude.
Jubileu para São João Batista em Barão de Coc ais
Para quem procura um evento mais tradicional e religioso na época de São João, a cidade de Barão de Cocais é o destino perfeito. O Jubileu em honra ao padroeiro da cidade, São João Batista, acontece anualmente nos meses de junho e julho, e tem duração de 10 dias. As festas e celebrações religiosas do Jubileu são organizadas pela Paróquia de São João Batista e pela prefeitura de Barão de Cocais.
A programação desses 10 dias de celebração incluem atividades religiosas, como a procissão em homenagem ao santo padroeiro, apresentação de quadrilhas, manifestações culturais e, durante a noite, muita festa com artistas locais e nacionais, que contam também com as tradicionais barraquinhas de comidas típicas.
Festa de Santo Antônio em Santa Bárbara
Santo Antônio é o padroeiro do município de Santa Bárbara. Por esse motivo, o mês de junho é ideal para celebrar a história desse santo que carrega consigo vários devotos.
A Festa de Santo Antônio, que ocorre na cidade de Santa Bárbara, é uma grande mistura de festa religiosa, manifestações culturais e muita alegria espalhada pelas ruas desse pequeno município do interior de Minas Gerais. Para quem gosta de provar as diversas opções de comida apresentadas nas barraquinhas, que lembram muito os pratos tradicionais das festas juninas, como canjica, quentão e caldos quentes, e curtir uma boa festa popular, a parada em Santa Bárbara no mês de junho é uma excelente pedida!
Cavalgada de Catas Altas
Catas Altas é a cidade que abriga o tão elogiado e visitado Santuário do Caraça, ponto de encontro de vários turistas, que desejam seguir os passos do Entre Serras da Piedade ao Caraça.
A Cavalgada de Catas Altas é um evento tradicional dessa região do estado e também acontece entre os meses de junho e julho. A atração principal da cavalgada é o rodeio, que conta com cavaleiros de diferentes regiões do Brasil, que disputam o prêmio principal da noite.
Além de assistir a esse desafio, turistas e moradores da região podem aproveitar os shows que embalam as atividades noturnas e várias barraquinhas com saborosas comidas regionais.
Visitar o interior de Minas Gerais nos meses de julho e junho é uma ótima oportunidade para conhecer manifestações culturais típicas da população nessa época do ano. E você, já participou de algum desses eventos culturais? Se ficou interessado em conhecer mais sobre essa região, acesse o site do Circuito do Ouro e explore o melhor do turismo em Minas Gerais!