Abrigado em uma casa construída no século XVIII em Ipoema, que pertenceu ao tropeiro conhecido como ‘sô’ Neco, o Museu do Tropeiro contém hoje mais de 700 peças que fazem alusão à cultura tropeira, além de documentos desses comerciantes, como título de eleitor, certidão de casamento e livros de compra e venda, que viajavam pelas estradas do interior brasileiro.
O local também se transformou num espaço de convivência com múltiplas funções, sendo palco para apresentações artísticas e culturais, local de degustação da deliciosa culinária regional e, principalmente, para a velha e boa prosa.
O Museu do Tropeiro é cultura e história oferecida aos visitantes.
Construída entre 1915 e 1934, essa bela igreja mantém seus traços característicos da época de sua construção, sendo destaque no cenário da praça Augusto Guerra em Ipoema. Palco de memoráveis festas religiosas em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e São Sebastião.
A Fazenda da Vargem, construída por Joaquim Martins da Costa em 1840 e é referência na região de Nova Era, quando esta cidade ainda se chamava São José da Lagoa e pertencia a Itabira. O local foi frequentado, inclusive, pelo famoso Manuelzão, personagem de Guimarães Rosa que faleceu em 1997. A fazenda, que foi restaurada, foi importante marco econômico do Vale do Rio Doce.