Turismo rural: viva essa experiência em Minas
Minas Gerais não é conhecida só por suas riquezas naturais e boa gastronomia. O modo de vida do interior, que remete a tranquilidade e a vida no campo, também são marcos do Estado.
Com tantas opções no Circuito do Ouro, é comum as pessoas ficarem em dúvida no momento de decidir qual roteiro escolher. Mas, com a nossa ajuda, a escolha fica fácil! Se você é amante da natureza, do sotaque marcado e de vivenciar as tradições típicas do interior, o roteiro Entre Ruralidades e Personalidades foi feito para você.
Quer muita diversão? Conheça as opções e faça as suas malas!
O turismo rural em Minas Gerais
O Circuito do Ouro é formado por cidades mineiras próximas a Belo Horizonte que representam bem a diversidade mineira . É exatamente nessa região que estão Nova Era e Itabira, municípios que fazem parte do roteiro Entre Ruralidades e Personalidades.
Essas duas cidades são ideais para quem quer fugir da correria do dia a dia e descansar em meio ao campo — respirando um ar puro, curtindo as belezas naturais, batendo uma boa prosa e sentindo cheiros e sabores da encantadora culinária mineira rural.
Em outras palavras, o destino é melhor opção para quem quer conhecer tradições rurais – já que roteiro está marcado pelos tropas que vendiam mercadorias em Minas Gerais. Além disso, possui passeios de fácil acesso e preços que cabem em todos os bolsos. Conheça algumas dessas experiências.
A tranquilidade entre as montanhas mineiras
Localizada a cerca de 140 quilômetros da capital, Nova Era é coberta por montanhas e pode ser considerada uma das cidades mais expressivas quando o assunto é conhecer mais sobre tropeirismo e turismo rural em Minas.
Visitar a cidade é como voltar no tempo. A tranquilidade das ruas, a arquitetura das construções, o carinho do povo e a possibilidade de conhecer fazendas históricas são alguns dos motivos que fazem de Nova Era um destino especial.
Anote aí os pontos turísticos rurais que você não deixar de visitar:
- Lagoa de São José;
- Fazenda Vargem;
- Ponte Pensil;
- Gruta de São José da Lagoa;
- Ponte Benedito Valadares.
Os prazeres da vida interiorana
Carlos Drummond de Andrade, escritor nascido em Itabira já dizia “ser mineiro é ser religioso e conservador, é cultivar as letras e artes, é ser poeta e literato, é gostar de política e amar a liberdade, é viver nas montanhas, é ter vida interior, é ser gente”. E em sua cidade isso é possível!
Saborear um pão de queijo com um café quente é apenas uma das deliciosas experiências que a cidade proporciona. A cidade é formada por sobrados e casarões antigos, muitos ainda com vedação de alvenaria de adobe e pau a pique sobre as pedras. Mas é no distrito de Ipoema que os amantes da vida rural encontram o paraíso. O distrito além de aconchegante, é considerada a capital estadual do tropeirismo. Por lá não faltam experiências para conhecer mais sobre os tropeiros – homens que viviam do comércio de mercadorias e atravessavam o estado com sua tropas.
Quer andar a cavalo, visitar vilas e fazendas históricas, sentir a tranquilidade dos vilarejos, saborear quitandas preparadas no fogão à lenha e nadar nas mais belas cachoeiras? Aqui é o lugar certo!
Deseja conhecer mais sobre o turismo rural do Circuito do Ouro? Curta a nossa página no Facebook e desvende essa região rica em histórias e aventuras.