Saiba tudo sobre a história da arte barroca
As origens da história da arte barroca remetem à Itália do século XVII, com características que enfatizam algumas das transformações ocorridas na Idade Moderna. Do solo italiano, esse movimento logo se irradiou por outros países da Europa, chegando até o Brasil pelos nossos colonizadores portugueses.
A arte barroca exerceu grande influência estética e cultural em nosso país, tornando-se parte da nossa própria história. Em Minas Gerais o barroco adquiriu algumas características peculiares que aumentaram sua expressividade, tornando-se referência. Para conhecer mais sobre a história da arte barroca, continue lendo este post!
A história da arte barroca
Até hoje, as obras barrocas conseguem nos deixar surpresos e boquiabertos por sua beleza e exuberância. Mas além de nos encher os olhos, esse movimento também foi muito importante dentro da História da Arte, porque proporcionou o rompimento do equilíbrio entre o sentimento e a razão, entre a arte e a ciência, tão prezado pelos renascentistas.
E não por acaso, já que o período em que a arte barroca surgiu e se espalhou pelo mundo foi marcado por conflitos espirituais e religiosos. Àquela época, o estilo barroco tentou traduzir justamente essa tentativa de conciliar forças contrárias, como o bem e o mal, Deus e o Diabo, a pureza e o pecado, o céu e a terra, e assim por diante.
O Barroco, foi uma das formas de expressão artística mais visíveis entre o século XVII e a primeira metade do século XVIII, no Brasil. Desenvolvido junto aos primeiros núcleos urbanos, as principais manifestações do barroco foram as construções religiosas levantadas em Salvador e Recife. Mas, o auge do barroco, se deu em Minas Gerais, influenciado pelas riquezas da mineração e o forte apelo religioso dos mineiros.
Apesar da influência do Barroco europeu, a arte barroca no Brasil adotou características próprias. Alguns estudiosos afirmam que o barroco mineiro tenha se aperfeiçoado e desenvolvido uma escola independente, conhecida como Rococó. A vida cultural de cidades como Ouro Preto e Mariana foram marcadas por esse período. Por isso, a arquitetura, e outras expressões artísticas como a arte sacra e a música se desenvolveram na região e deixaram importantes registros do barroco.
As principais características da arte barroca
Algumas características estão presentes na arte barroca de vários países europeus e latino-americanos:
- Contrastes violentos entre luz e sombra;
- Pinturas com efeitos ilusionistas;
- Prioridade do emocional sobre o racional, com obras que buscavam impressionar os sentidos de quem as observava, de acordo com o princípio de que a fé deveria ser alcançada através dos sentidos e não pelo raciocínio lógico (em contraposição ao que se acreditava até então);
- Uso de efeitos visuais e decorativos, como curvas, contracurvas, colunas retorcidas etc.
Os principais artistas barrocos
Existem muitos artistas de destaque nesse movimento. Os principais exponenciais foram:
- Velázquez: o artista espanhol pintava pessoas da corte espanhola e também pessoas comuns do seu país, de modo a retratar o cotidiano dos espanhóis. Seus quadros se destacam pelos efeitos luminosos com mudança contínua e gradual de luz e sombra.
- Antônio Francisco de Lisboa: conhecido como Aleijadinho, nasceu e morreu em Ouro Preto, antiga Vila Rica. Iniciou sua vida artística ainda na infância. Por volta de 40 anos de idade foi acometido por uma doença degenerativa nas articulações. O artista continuou seus trabalhos mesmo perdendo os movimentos dos pés e das mãos. A Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto, guarda uma de suas imponentes obras.
- Manuel da Costa Ataíde: viveu entre 1762 e 1830 em Mariana sendo militar, e celebre pintor e decorador barroco. Há também referências que o relatam como professor de arte. A característica mais expressiva de suas obras é o uso de cores vivas e diversas combinações que autenticam a natureza brasileira. Mestre Ataíde também deixou registrado na Igreja de São Francisco em Ouro Preto sua marca, que impressiona os visitantes.
O Barroco Mineiro
Sem dúvida, o principal nome do nosso barroco é o arquiteto Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho, com obras de grande apelo religioso feitas de madeira e pedra sabão. Mas existem outros artistas que deixaram marcas maravilhosas de seu talento por Minas Gerais. Algumas obras ainda podem ser vistas e apreciadas, principalmente na região conhecida como Circuito do Ouro.
E então, ficou interessado sobre a história da arte barroca? Não deixe de conferir o roteiro Entre Cenários da História e descobrir um pouco mais sobre o barroco brasileiro e as cidades mineiras!
Extraordinária Arte barroca.