Pratos típicos

5 pratos típicos do interior de Minas que você precisa experimentar

Minas Gerais tem como marca registrada a gastronomia tradicional e característica da região, afinal quem é que não gosta de saborear um delicioso quitute ou receita da cozinha mineira? Apreciada por todo o mundo e amplamente difundida pelo Brasil, a culinária mineira é rica em peculiaridades, especialmente, quando optamos por sair da rota tradicional de turismo — que passa pela capital mineira — e exploramos os sabores do interior do estado.

Para você que quer conhecer as tradições culinárias de um dos estados brasileiros mais famosos por sua incrível gastronomia, separamos uma lista com cinco pratos típicos do interior de Minas Gerais. Confira a seguir nossas sugestões!

Quitandas mineiras

Se você tem um parente em Minas Gerais, ou já visitou a casa da avó de algum mineiro, provavelmente conhece os sabores das quitandas mineiras. O biscoito de polvilho, a broa de fubá, o pão de queijo e o pastel de angu são somente algumas das maravilhas que você consegue saborear em qualquer cidade no interior do estado. As mesas de café da manhã e café da tarde estão sempre recheadas dessas maravilhas, que alegram os lanches de qualquer turista.

As quitandas mineiras são tão tradicionais e apreciadas pelos moradores da região e, em Barão de Cocais, anualmente, acontece um festival voltado somente para a comercialização dessas delícias!

Bambá de Couve

O Bambá de couve é um prato tipicamente mineiro, muito apreciado nas cidades do interior do estado. Ao pedir o Bambá, você provavelmente vai se lembrar da tradicional polenta, porém seu ponto forte é o uso de ingredientes típicos da região, que vão incrementar o caldo desse delicioso prato!

Tradicionalmente, o Bambá é preparado com ovos, couve e linguiça, mas é possível encontrar várias receitas diferentes dessa iguaria mineira, que também pode ser preparada com ingredientes como frango, carne de boi desfiada e outros vegetais típicos da cultura local. Esse é um prato típico que não dá pra perder!

Leitão à pururuca

Se você já visitou Minas Gerais, provavelmente já ouviu falar do tradicional leitão à pururuca. Essa carne de porco é preparada de uma maneira especial, para valorizar o sabor e as principais características da carne suína.

O leitão à pururuca é sempre preparado com o porco inteiro — dele são retirados somente os miúdos — e temperado com suco de limão, vinho, alho, azeite, sal e pimenta do reino. Os ingredientes são deixados para marinar nessa mistura por até 12 horas. Depois disso, a carne é assada em forno à lenha por até duas horas e meia.

Para finalizar o leitão à pururuca, e deixá-lo da maneira que conhecemos, é despejada uma panela de óleo quente por cima da carne — para “pururucar” a carne — e depois servi-la imediatamente. Apesar de seu alto valor calórico, o leitão à pururuca é uma das carnes mais saborosas da culinária mineira e pode ser servida acompanhada de arroz branco, feijão-tropeiro e couve refogada. Sugerimos que você vá preparado para saborear essa delícia e que depois reserve alguns minutinhos do seu dia para fazer a digestão enquanto tira um merecido cochilo, como um bom mineiro!

Ambrosia

A ambrosia é um delicioso doce, que pode ser encontrado nas mesas de sobremesa e em diversos cafés pelo interior de Minas Gerais. O uso de ingredientes simples em seu preparo, como o leite, ovos, açúcar, canela e casca de limão, esconde os segredos desse saboroso doce — que todo visitante deve experimentar nas cidades tradicionais do interior do estado! Ela é uma ótima sobremesa para acompanhar os pratos pesados e saborosos da culinária local!

Galinha com ora-pro-nóbis

O frango é um dos alimentos mais valorizados e utilizados na culinária mineira. Como acompanhamento desse tipo de carne, costuma-se comer a ora-pro-nóbis, uma folha muito popular em todo o estado, e que poucos turistas já ouviram falar!

A ora-pro-nóbis, apesar de parecer visualmente com a taioba e outras folhas de coloração mais escura, tem um sabor único e peculiar, e pode ser consumida refogada em saladas, omeletes, tortas e, é claro, com as diferentes variações de preparo de carne de galinha. Para quem quer provar um sabor típico de Minas Gerais, a galinha com ora-pro-nóbis é uma excelente pedida. Não deixe de saborear, viu?

E você, já provou algum desses pratos típicos que citamos aqui? Conhece outros pratos famosos da região? Conte para nós!

Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre as cidades que formam o Circuito do Ouro em Minais Gerais e explorar a vasta cultura mineira!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

2 comentários em “5 pratos típicos do interior de Minas que você precisa experimentar”

  1. Reginaldo Ferreira de Sousa júnior disse:

    Muito bom conhecer novas pessoas que não tem o mesmo costume e a mesmas tradições que nós temos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha