Conheça algumas atrações turísticas gratuitas do Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Repleto de atrações turísticas gratuitas, o trecho entre a grandiosa Serra da Piedade e a magnífica Serra do Caraça pode ser considerado um dos roteiros mais atraentes para quem procura se divertir fora da capital, mas não quer gastar muito pra isso. E não importa se você busca turismo religioso, de aventura, romance ou cultura, existem opções para todo tipo de turista no interior de Minas. Quer ver?

Conheça 4 atrações turísticas gratuitas do Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça:

Cachoeira do Morro Vermelho, em Caeté

A apenas 50 km de Belo Horizonte podemos encontra o pequeno distrito de Morro Vermelho, fundado em 1650 e palco de pelo menos duas revoluções: a Guerra dos Emboabas e a revolta contra o Quinto do Ouro. Hoje, esse cenário, localizado no município de Caeté, é um lugar sossegado onde o tempo passa bem devagar. Menos nos fins de semana, quando os aventureiros partem para lá em busca das águas geladas da Cachoeira Santo Antônio, uma das maiores da região.

De fácil acesso — mesmo com os 8 km de estrada de terra — essa é uma das cachoeiras que podem servir de diversão para toda a família em um daqueles domingos de sol.

Centro de Referência Histórica e Santuário de São João Batista, em Barão de Cocais

Bem no centro histórico da cidade é possível visitar o Centro de Referência Histórica, nele estão reunidos e expostos objetos que contam parte da história do povo pé de Pomba, da Cultura Cocaiense, e da rica história da cidade e da usina da Gerdau. A poucos passos está o Santuário São João Batista Aleijadinho, participou do projeto do Santuário e deixou suas marcas no desenho da fachada e na solução, ousada para a época, de posicionar as torres diagonalmente em relação ao corpo da igreja. É dele também a escultura em pedra-sabão da imagem de São João Batista presente no nicho da fachada principal. O Santuário possui altares folheados a ouro e a pintura do teto é atribuída ao Mestre Ataíde. A construção da igreja foi iniciada em 08 de janeiro de 1764 e concluída em 1785.

Memorial Affonso Penna, em Santa Bárbara

Construído dentro do simpático Centro Histórico de Santa Bárbara, o Memorial de Affonso Pena é um dos grandes atrativos da cidade. Imponente, o local foi instalado dentro de um casarão com arquitetura colonial e presta uma grande homenagem ao habitante mais famoso do município. Nele, você pode conferir desde objetos pessoais do ex-presidente até jornais da época, além, é claro, de ver de perto o mausoléu onde estão sepultados Affonso Penna, sua esposa Maria Guilhermina e seus três filhos.

Uma verdadeira aula de história que pode ser conferida por toda a família de 3ª a domingo.

Estrada Real e o Bicame de Pedra, em Catas Altas

Pedalar pela Estrada Real é uma experiência inesquecível, não tenha dúvidas. Mas se o seu tempo é curto para fazer todo o trajeto — ou se você não gosta de encarar desafios muito pesados — o trecho entre Santa Bárbara e Catas Altas pode ser uma ótima dica.

Com subidas leves e descidas radicais, esse trecho, além de ser coroado com uma bela vista da Serra do Caraça por todo o percurso, ainda conta com as ruínas do Aqueduto Bicame de Pedra, um monumento que levava água do Caraça até Brumado e que hoje serve como ponto de parada para os aventureiros que passam por lá.

Se seu parceiro ou sua parceira for do tipo que anima um programa um pouquinho mais aventureiro, pode ter certeza que o passeio vai valer muito a pena!

Agora que você já conhece algumas das opções, que tal juntar as coisas e partir para a estrada? Com certeza você pode descobrir muito mais pelo caminho (só não se esqueça de nos contar o que achou do passeio)!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

8 comentários em “Conheça algumas atrações turísticas gratuitas do Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça”

  1. Ademar Profeta da Silva disse:

    Maravilha.!!!!!!

  2. Ademar Profeta da Silva disse:

    Adorei . é muito enteressante .

  3. Ademar Profeta da Silva disse:

    Quero receber todas informacoes turisticas.

  4. gabriela disse:

    Boa tarde!!
    As cachoeiras são de difícil acesso?

    1. Márcia Martins disse:

      Olá! Gabriela, tudo bem?
      O Entre Serras é recheado de cachoeiras, algumas com o acesso um pouquinho mais complicado, que requer animação e preparo, já outras são mais tranquilas. A Cachoeira de Santo Antônio, em Caeté possui um acesso bem mais fácil, e é possível chegar até ela de carro. Caso queira saber detalhes das demais cachoeiras do roteiro estamos à disposição! (31) 3860-2003/infoentreserras@circuitodoouro.tur.br

  5. Olavo Resende de Oliveira disse:

    Se possível, poste pousadas e sítios na região para alugar por fim de semana ou feriados para fazer a trilha com a família e se é seguro? Obrigado, Olavo

    1. Márcia Martins disse:

      Olá Olavo! Agradecemos a sugestão. Ah! E caso precise de informações sobre as pousadas, hotéis no roteiro Entre Serras fique à vontade para entrar em contato: infoentreserras@circuitodoouro.tur.br ou (31) 3860-2003

  6. ingrid disse:

    E no passeio vale a pena 1 diária no Tauá de caete e maravilhoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha