4 cachoeiras que você não pode perder no roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça
Viajar é, seguramente, uma paixão universal. Mas o medo de gastar muito dinheiro costuma fazer com que muitas pessoas deixem de procurar novos roteiros e passear mais.
O que poucos sabem é que podemos conhecer lugares incríveis, que estão bem próximos da gente e são ótimas opções para nos aventurarmos e entrarmos em contato com a natureza. A região do Circuito do Ouro e, em especial, as cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, que compõem o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, estão bem próximas da capital mineira e contam com paisagens e cachoeiras de tirar o fôlego.
Conheça algumas delas e se apaixone!
Caeté
Um dos principais pontos turísticos de Caeté é a Cachoeira de Santo Antônio, que fica a, aproximadamente, 45 km de Belo Horizonte. Conhecida pelo seu generoso tamanho e grandes piscinais naturais, essa cachoeira possui fácil acesso de carro e recebe diversos visitantes durante os finais de semana.
Caso você escolha ir pela trilha, saiba que suas paisagens naturais são belíssimas: tão belas que, com certeza, você não vai querer deixar de registrá-las em sua câmera. Para isso, dê uma passadinha em Pedra Branca, ótimo local para fazer esses registros — o local é frequentado por vários fotógrafos e amantes dos esportes radicais. Além de suas belezas naturais, Caeté também foi berço da Guerra dos Emboabas e, por isso, tem um patrimônio cultural notável. Vale visitar cada museu, principalmente o Museu Regional e o Solar do Tinoco.
Barão de Cocais
A Cachoeira de Cocais localizada a apenas 10 km do centro de Barão de Cocais, próxima ao Sitio Arqueológico da Pedra Pintada no distrito de Cocais, é muito procurada por turistas de todo o mundo. Ela é conhecida pela quantidade de quedas d’água, que caem em formato de cortina e, também, por ser uma das mais belas da região.
Está em um local preservado, tranquilo e ótimo para desfrutar de uma boa ducha, daquelas de lavar a alma, ou um banho nos poços que se formam ao longo do rio. Além disso, os aventureiros de plantão podem fazer rapel em suas partes mais altas. Adquirindo o Mapa de Figurinhas do roteiro, que contém a Cachoeira de Cocais, e completando o percurso da cidade, você garante desconto em sua entrada!
Aproveite também para curtir a cidadezinha de Barão, que é repleta de cultura e hospitalidade.
Santa Bárbara
A cidade mais próxima da Serra do Caraça, a 112 km de Belo Horizonte, abriga a Cachoeira Cascatona, que tem uma queda de 70 metros. A trilha possui uma linda paisagem e a visita da cachoeira é imperdível: termina em grandes piscinais naturais, ideais para um longo banho relaxante.
Para contemplar toda a vista da região, o Oratório é um ponto bem próximo à cachoeira e de fácil acesso, garantindo que você curta uma bela visão panorâmica da natureza. Passeio obrigatório e imperdível! Além disso, Santa Bárbara também conta com a Serra do Espinhaço, ótimo local para os visitantes explorarem com longas caminhadas, sem falar na Rota do Mel.
Catas Altas
A Cachoeira do Maquiné, localizada em Catas Altas, é uma boa pedida por sua intensa queda d’água. Sua água é fresca e possui uma coloração que varia em tons de dourado — um grande e belo atrativo. Além disso, a mata ao redor é de galeria, o que faz dessa deliciosa cachoeira um local muito reservado e tranquilo.
Quando for à Catas Altas, aproveite para conhecer também o Bicame de Pedra: ruínas de um aqueduto construído em 1792, cercadas pela bela paisagem da serra, localizadas a apenas 12 km da cidade.
E você, já visitou alguma cachoeira do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Conte para a gente! E não deixe de conhecer a página do Circuito do Ouro!