5 sobremesas mineiras que você precisa experimentar!

As cidadezinhas do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça encantam os turistas com belas paisagens, uma arquitetura inconfundível e, principalmente, com uma cozinha inigualável. Neste post, você vai saber como algumas sobremesas mineiras são feitas e servidas. Confira:

Doce de leite, de Caeté e Catas Altas

Uma das iguarias mais procuradas pelos turistas em terras mineiras é o doce de leite. Feito com leite e açúcar aquecidos, ele pode ser incrementado com outras especiarias, como queijo minas, canela em pau ou deliciosos bolos. Para encontrar os mais apetitosos doces de leite mineiros, você não precisa se distanciar muito de Belo Horizonte: em Caeté é possível encontrar o queijão; em Catas Altas, há diversas (e saborosas) doces caseiras em especial o doce de leite em barra preparado pela Dona Luzia, uma das melhores doceiras da região.

Romeu e julieta, de Barão de Cocais

Também chamada de “romeu e julieta”, essa sobremesa pode ser encontrada em várias cidades mineiras — como Barão de Cocais — e é um dos doces mais conhecidos da região. O preparo é da seguinte maneira: goiabas maduras, junto com açúcar, são cozidas em um tacho. Quando endurece, o preparo pode ser fatiado. Agora, basta acrescentar uma fatia de queijo minas. O romeu e julieta pode ser consumido após o almoço, nos lanches da tarde ou mesmo quando surgir aquela vontade de se lambuzar.

Cocada, de Santa Bárbara

A tradicional cocada, feita com coco fresco ou queimado e açúcar, pode ser turbinada com outros ingredientes, como cenoura e maracujá. Essa sobremesa é facilmente encontrada nas cidades que fazem parte do Circuito do Ouro. Sendo consumida em pedaços ou em uma forma cremosa, a cocada representa um ícone gastronômico de vários festejos tradicionais, como a festa de Santo Antônio, que acontece na cidade de Santa Bárbara, em junho.

Doce de jiló, de Catas Altas

O doce de jiló de Catas Altas, fabricado pela Dona Lucinha é uma das opções mais interessantes e saborosas da Pousada Ora Pro Nobis. Feito com jiló e açúcar, o doce pode ser apreciado junto a uma paisagem maravilhosa. Para reservar um espaço no local — e garantir o seu quitute, é claro —, basta entrar em contato pelo telefone (31) 3832-7667.

Queijadinha, do Circuito do Ouro

Com a aparência de um pastel assado, a queijadinha é preparada com coco ralado, leite condensado, gema de ovo e queijo. Essa sobremesa é bastante apreciada pelos turistas que buscam se deliciar com os passeios maravilhosos oferecidos pelas cidades do Circuito do Ouro.

Além de belos passeios, paisagens revigorantes, uma cultura bastante interessante e uma população nativa acolhedora e amistosa, o Circuito do Ouro é marcado por uma culinária rica, diversificada e bastante saborosa. Por isso, não deixe de conhecer as delícias da gastronomia mineira e busque destinos que vão permanecer para sempre na sua memória e no seu coração!

E então, o que você achou dessas sobremesas mineiras? É de dar água na boca, não é mesmo? Aproveite a visita em nosso blog, leia o post “Conheça passeios divertidos para fazer com a família” e programe a sua viagem pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça!

Imagem: bit.ly/579.ref

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha