Conheça as obras dos mestres do barroco espalhadas pelo roteiro Entre Serras

Quem deseja conhecer o Circuito do Ouro, certamente, pretende ver de perto as obras de grandes artistas, como Aleijadinho. As obras do mestre, presença forte no roteiro Entre Cenários da História, também podem ser apreciadas no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Antônio Francisco Lisboa – o Aleijadinho, importante entalhador, escultor e arquiteto brasileiro, que viveu entre os séculos XVIII e XIX, é considerado um dos principais artistas do Brasil colonial.

Além dos trabalhos de Aleijadinho, o roteiro Entre Serras guarda obras de artistas como Mestre Ataíde e Vieiras Servas.

Veja, abaixo, onde apreciar as obras pelo roteiro Entre Serras da  Piedade ao Caraça, formado por Caeté, Barão De Cocais, Santa Bárbara  e Catas Altas.

 

Imagem de Nossa Senhora da Piedade e igreja Matriz de Caeté

Em Caeté, no alto da Serra da Piedade, é onde encontra-se a menor Basílica do mundo dedicada a Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais.

A imagem, esculpida em madeira (cedro) no século 18 é atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.·.

A representação de Nossa Senhora da Piedade com expressão de dor ao segurar Cristo entre os braços, atrai milhares de visitantes a Serra da Piedade.

Há relatos que a planta da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, no centro histórico de Caeté,  teria sido feita e doada por Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho. A Igreja é considerada um marco da arquitetura religiosa e foi o primeiro tempo construído em alvenaria.

 

Igreja de São João Batista, em Barão de Cocais

O prédio da Igreja de São João Batista é um dos que revelam as qualidades de Aleijadinho como arquiteto. Foi ele quem fez o projeto da igreja que começou a ser construída em 1764 e que apresenta marcas de sua ousadia e estilo próprio, como a posição diagonal das torres em relação ao prédio, que ser ia posteriormente utilizada em outros de seus projetos.

Pinturas da Igreja Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara

Sem dúvidas, o principal destaque da igreja Matriz de Santo Antônio em Santa Bárbara  fica por conta do seu magnífico forro da capela-mor, com pintura atribuída a Mestre Athaíde e a seus discípulos. Em perspectiva que brinca com o ilusionismo, nele vemos retratada a Ascensão de Cristo, através de colunas que parecem não ter fim.

Além disso, no teto da nave da igreja há a imagem da assunção de Nossa Senhora, trabalhada com muita riqueza em detalhes dourados.

Detalhes da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição em Catas Altas

Dentre as principais atrações de Catas Altas, que fica a 130 km de BH, está a imperdível Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com construção iniciada na primeira metade do século XVIII. Tem um incomum frontão em forma de onda, típico de igrejas coloniais litorâneas. Diz-se que foi inspirado na forma do pico de Catas Altas.

Internamente, é ornamentada com obras dos Mestres Antônio Francisco Lisboa, Aleijadinho e Manuel da Costa Ataíde. Além de ter como moldura a bela Serra do Caraça, seus traços marcados pelas três fases do barroco mineiro são um deleite para os apreciadores da História da Arte e garantem mais um ótimo passeio pelo roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Agora que você já sabe onde encontrar as obras dos grandes nomes do barroco, confira o guia Aprenda a programar viagens e economizar dinheiro e organize a sua próxima viagem!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha