5 benefícios de fazer caminhadas em contato com a natureza

Mesmo que muitas pessoas ouçam falar sobre os benefícios da caminhada, várias delas ainda não incluíram essa atividade na sua rotina. Principalmente para quem gosta de manter o contato com a natureza, não há coisa melhor.

Além do testemunho de pessoas que caminham regularmente, existem estudos que comprovam suas vantagens para o nosso organismo. Então, leia o post a seguir para saber mais sobre o assunto e conhecer seus principais benefícios.

1. Manter o corpo ativo

O sedentarismo é extremamente prejudicial para o bom funcionamento do organismo. Ele é responsável pelo aumento do risco de doenças como a obesidade, diabetes, além dos problemas cardiovasculares como o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

As pessoas que não têm o costume de manter o corpo em movimento acabam não trabalhando seus músculos, perdendo força e flexibilidade. Com uma baixa resistência corporal, surge ainda a propensão às lesões, dores nas articulações, entre outros.

Portanto, fica claro que é fundamental praticar algum tipo de atividade física para que estes problemas sejam evitados. A caminhada ao ar livre é uma ótima alternativa para quem deseja cuidar da saúde. Basta encontrar um horário propício e caminhar pelo menos de 3 a 4 vezes por semana.

2. Relaxar

Quem pensa que fazer um exercício físico nos deixa mais cansados pode estar enganado. É claro que qualquer atividade exige certo esforço, mas durante este período são produzidos hormônios — como a endorfina — que contribuem para o nosso bem-estar.

E a natureza ainda potencializa essa sensação, já que tem o poder de nos deixar mais calmos. Para quem vive uma rotina corrida é uma das melhores indicações para afastar o estresse e as oscilações de humor.

O ideal é encontrar a melhor maneira de relaxar caminhando. Por exemplo, algumas pessoas gostam de andar em parques e praças escutando suas músicas preferidas. Outras preferem a companhia de um amigo para conversar um pouco e desligar-se das preocupações.

3. Afastar a depressão

Segundo um estudo da Universidade de Michigan, nos EUA, a caminhada ao ar livre é realmente capaz de melhorar a saúde mental. A pesquisa apontou que as pessoas que caminhavam regularmente em contato com a natureza eram menos estressadas e propensas à depressão.

Mesmo aquelas que teriam passado por uma situação desagradável como uma separação, desemprego ou a morte de um ente querido, conseguiam melhorar seu humor e cultivar o bem-estar caminhando. Isto é, natureza também é sinônimo de qualidade de vida!

4. Estimular a criatividade

Mesmo sem comprovação científica, diversas pessoas conseguem notar diferenças em seus dias quando têm a oportunidade de interagir com a natureza. Por isso existem tantos apaixonados por locais cheios de verde, água pura, aromas e sons naturais.

Nesses lugares é possível se desconectar do excesso de estímulos que recebemos todos os dias nas cidades, no trabalho etc. Então, nosso cérebro é capaz de descansar e desenvolver melhor a criatividade e a capacidade de atenção.

De acordo com pesquisadores da Universidade de Utah, nos EUA, passar cerca de quatro dias na natureza e longe de tantas tecnologias melhora significativamente o desempenho do pensamento criativo e da resolução de problemas.

5. Conhecer novos destinos

Uma das principais vantagens de ser um adepto das caminhadas é a possibilidade de poder praticar o exercício em qualquer lugar do mundo. Não há restrição de horário e nem custos financeiros para caminhar todos os dias.

E nada mais prazeroso do que poder viajar para conhecer novos lugares caminhando. Nesse sentido, o Circuito do Ouro em Minas Gerais é uma oportunidade maravilhosa para conhecer melhor o estado e suas peculiaridades, sozinho ou em família.

Existem várias opções de roteiros como o Entre Trilhas Sabores e AromasEntre Serras da Piedade ao CaraçaEntre Cenários da História ou Entre Ruralidades e Personalidades — ou seja, depende do foco que você deseja dar ao seu passeio.

Em todos eles, é possível conhecer melhor a cultura mineira sem gastar muito e aproveitando a disposição para caminhar em contato com uma natureza exuberante e encantadora!

E então, gostou de conhecer melhor os benefícios da caminhada em contato com a natureza? Que tal começar a praticar esta atividade nos roteiros sugeridos acima? Se ainda restou alguma dúvida, deixe o seu comentário!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha