4 roteiros gastronômicos para conhecer no Circuito do Ouro

Minas Gerais é um estado conhecido por ter uma grande variedade de quitutes deliciosos e roteiros gastronômicos incomparáveis.

No Circuito do Ouro, região turística que contempla 16 municípios mineiros ricos em história, cultura e gastronomia, são muitos doces caseiros (como a tradicional de goiabada com queijo), pratos e cervejas artesanais de primeira — sem esquecer da cachaça mineira, que é sem igual.

Está planejando fazer uma viagem pelo Circuito do Ouro e quer algumas dicas de cidades que contam com roteiros gastronômicos saborosos? Então, confira as dicas que preparamos especialmente para você!

1. Fazenda Rancho da Praia Quitanda da Mirtes (Barão de Cocais)

Barão de Cocais fica localizada na Estrada Real, a 97 km de Belo Horizonte. É uma cidade encantadora, repleta de cachoeiras e sítios arqueológicos.

Para quem quer curtir a gastronomia local, um dos pontos de parada obrigatórios é a Fazenda Rancho da Praia Quitanda da Mirtes. Mirtes é uma famosa quitandeira da região e conquista a todos com suas receitas.

Quando você for ao local, lembre-se de agendar um café da manhã. Além de tomar uma xícara de café, não hesite em experimentar a rapadura e um copo geladinho de garapa!

2. Casa do Mel (Santa Bárbara)

Você sabia que Santa Bárbara é conhecida como a cidade do mel? Por sinal, é uma das maiores referências em apicultura no Brasil.

Se você se interessa pelo assunto e quer aprender como é a produção do mel, faça uma visita à Casa do Mel. Por lá, você também vai poder adquirir produtos in natura e outros itens à base de mel.

A cidade fica bem próxima do Parque Natural do Caraça e está a 110 km de distância de Belo Horizonte.

3. Rota dos Sabores no distrito do Morro d’Água Quente (Catas Altas)

Catas Altas tem um dos roteiros gastronômicos mais ricos e apetitosos do Circuito do Ouro. Você pode, inclusive, reservar alguns dias para aproveitar tudo de gostoso que a cidade tem a oferecer.

No distrito do Morro d’Água Quente, por exemplo, se tem algo que você não pode deixar de provar e que é uma especialidade é o vinho de jabuticaba. A fruta, que é tradicional na cidade, costuma ser utilizada em diferentes bebidas, geleias e até em pratos quentes.

Se possível, programe-se para visitar a cidade no segundo domingo do mês, quando acontece a Feira dos Sabores do Morro. Nela, você poderá conferir o vinho de jabuticaba e outros diversos quitutes típicos da região.

4. Museu da Cachaça (Caeté)

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Caeté é o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, localizado no topo da Serra da Piedade. Esse é um local que recebe sempre a visita e peregrinação de fiéis.

Outro lugar de destaque da cidade e que recebe um grande número de visitantes é o Museu da Cachaça. No local, você poderá explorar de perto a história dessa famosa bebida, desde a produção da cana-de-açúcar até o momento em que ela passou a ter destaque internacional.

Tido como o maior e mais completo acervo da bebida, são mais de 6 mil tipos diferentes de cachaça. Lá, você poderá degustar variações da bebida e também apreciar petiscos típicos!

Ficou com água na boca só de ler sobre esses incríveis roteiros gastronômicos no Circuito do Ouro e quer mais dicas para aproveitar essa experiência ao máximo? Entre em contato com a gente (telefone: (31) 3287-4242/e-mail: info@circuitodoouro.tur.br) e veja como podemos tornar a sua viagem inesquecível!

 

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha