Conheça 5 eventos Gastronômicos pelo roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas!

Viajar pode ser uma ótima oportunidade para experimentar pratos típicos de uma região. Parte importante da identidade cultural de uma cidade, a gastronomia tem tido cada vez mais destaque nas rotas turísticas. Um exemplo disso é Minas Gerais, estado riquíssimo onde muitas cidades estão investindo em eventos gastronômicos.

Sendo assim, você já pensou em explorar o roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, que se divide pelas cidades de Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará? Caso goste de gastronomia, sua resposta será um sonoro “sim”.

Para te ajudar a aproveitar ainda mais esse roteiro do Circuito do Ouro, separamos 5 eventos gastronômicos imperdíveis por essa rota.

1. “Viação Gastronômica” em Itabirito

O evento é uma ótima chance de experimentar pratos deliciosos preparados pelos melhores bares e restaurantes da cidade. O festival ocorre entre os meses de abril e maio. Durante estes dias, diversos restaurantes e bares oferecem o melhor da culinária típica da região, o que é um prato cheio para os turistas.

Especialmente no fim de maio ocorre a Grande Saideira, uma espécie de despedida do evento. Na data, todos os estabelecimentos participantes se reúnem na Praça da Estação. Dessa forma, os visitantes podem se deliciar mais uma vez com os pratos.

2. “Festival do Ora-Pro-Nóbis” em Sabará

Como o nome já diz, a estrela deste festival gastronômico é a Ora-Pro-Nóbis, uma hortaliça típica da região. O festival ocorre geralmente no início do mês de maio na região de Sabará.

Restaurantes da cidade prepararam diversos pratos com a folha, incluindo doces. A programação ainda conta com atrações culturais e exposições de artesanato.

3. “Festa do Pastel de Angu” em Itabirito

O pastel de angu é uma iguaria mineira que teve origem na cidade de Itabirito. Nada mais justo que ter um evento gastronômico inteiramente dedicado a ele. O evento ocorre anualmente entre os meses de agosto e setembro.

De acordo com as lendas da região, a receita do pastel de angu foi criada por escravas no século XIX. Hoje, ela é tida como orgulho de Itabirito e reconhecida como patrimônio imaterial cultural da cidade pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG).

4. “Experimente — Feira de Cervejas Artesanais” em Nova Lima

Que tal a cada segundo sábado do mês experimentar diferentes tipos de cervejas artesanais produzidas em diversas regiões do Brasil? Esta é a proposta do “Experimente”, tradicional evento gastronômico que ocorre na cidade de Nova Lima, a cerca de 30 minutos de carro de Belo Horizonte.

Com entrada gratuita, o evento reúne atrações musicais e o que há de melhor na cerveja artesanal brasileira. O “Experimente” acontece na Praça dos Quatro Elementos no bairro Jardim Canadá.

5. “Festival da Jabuticaba” em Sabará

Além do Festival do Ora-Pro-Nóbis, Sabará ainda é palco de mais um grande evento gastronômico, o Festival da Jabuticaba. Com 30 anos de história, o Festival já é o maior evento de gastronomia da cidade.

Fruta abundante nesta região de Minas, a jabuticaba é apresentada de diversas formas durante o evento como geleias, vinhos, licores e doces.

As cidades que fazem parte deste roteiro são todas vizinhas e bem próximas de Belo Horizonte. Sendo assim, circular entre elas é bem fácil.

Não perca tempo, se programe e curta durante o ano todo os grandes eventos gastronômicos do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Amores. Sem dúvidas, participar destes eventos e conferir de perto a gastronomia local será uma experiência inesquecível.

Qual destes eventos será o primeiro a entrar no seu próximo roteiro de viagem? Conte para a gente nos comentários!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha