5 festivais de gastronomia imperdíveis em Minas Gerais

5 festivais de gastronomia imperdíveis em Minas Gerais

Quem nunca ouviu falar que comida boa é comida mineira? Além das belezas naturais, festivais de gastronomia conhecidos no mundo todo acontecem nas terrinhas montanhosas e um dos mais queridos é o roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas. São diversas — e saborosas — atrações gastronômicas que movimentam as principais cidades próximas a Belo Horizonte, como Sabará, Itabirito, Rio Acima e Nova Lima.

Ao contrário do velho ditado que diz ‘’mineiro come quieto’’, quem saboreia os tradicionais pratos servidos nos festivais gastronômicos das cidades do Circuito do Ouro garante que são dignos de aplausos e elogios em alto e bom som.

Se você é amante da natureza, gosta de viver aventuras e não abre mão da boa gastronomia, está na hora de conhecer os festivais gastronômicos mais visitados do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas. No post de hoje, conheça os principais festivais gastronômicos mineiros e escolha o seu preferido!

1. Primeira parada: Sabará

Essa cidade rica em história fica a cerca de 25km de Belo Horizonte e oferece um leque de atrações aos turistas para além de seus festivais gastronômicos, como o Museu do Ouro.

Já imaginou um festival de jabuticaba? Aqui têm pratos com as mais variadas texturas da fruta! É tradição também o uso do ora-pro-nóbis nos restaurantes, iguaria com alto valor nutritivo e que conquista paladares, assim como a inclusão de banana nos pratos: pizzas, bolinhos, chips e muito mais!

2. Próxima parada: Nova Lima

A maior cidade do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas oferece tudo que um visitante procura: trilhas e paisagens do ecoturismo, arquitetura barroca, diversão e muita comida boa!

Se você estiver em Sabará, basta seguir pela avenida Alberto Scharle que em poucos minutos estará em Nova Lima, e pronto para se deliciar com a diversificada culinária local, conhecida pela famosa ‘’queca’’ (bolo de nozes, avelãs, castanhas, passas e frutas cristalizadas), como também pelos festivais com iguarias de mandioca, tão atraentes quanto o projeto Experimente e Oktobeer Fest. Vale a pena!

3. Outra parada: Itabirito

Você também precisa conhecer Itabirito, a cidade do pastel de angu. Com esse nome, não precisa nem falar qual o ingrediente principal da culinária local, não é mesmo?

Todos os festivais dessa cidade oferecem pastéis de angu com receitas deixadas pelos escravos e o recheio fica por sua conta: frango, carne, queijo ou bacalhau. Repleta de minas abandonadas, quem já foi garante que volta para curtir a natureza e o pôr do sol visto dos picos dessa viação cipó.

4. Mais um festival imperdível: Catas Altas

Quem não aprecia um bom vinho? A famosa Festa do Vinho acontece no mês de maio na cidade de Catas Altas, cidade que pertence ao roteiro Entre Serras, e oferece aos visitantes um enorme leque de vinhos regionais feitos de jabuticaba.

Outra dica imperdível em Catas Altas é a Festa da Cerveja, ela acontece geralmente no mês de abril. O evento reúne cervejeiros de vários lugares, e você pode ainda conhecer as maravilhas que são produzidas pelo Entre Serras: a cerveja Elfos e a cerveja Time’s Beer.

Aproveitar a viagem para conhecer mais a região, acompanhar os shows, realizar passeios singulares e ainda degustar e se deliciar com essas bebidas é uma pedida certa!

5. Última parada: Barão de Cocais

Não deixe de saborear as maravilhosas quitandas dessa região antes de ir embora! A tradicional Festa da Quitanda acontece anualmente na Vila Colonial de Cocais, distrito da cidade – que junto a Catas Altas, Santa Bárbara e Caeté compõem o roteiro Entre Serras. A festa oferece a oportunidade para você conhecer diversos quitutes feitos com ingredientes da culinária local para os turistas se deliciarem.

É um prato melhor que o outro: bolinhos de feijão, pão com linguiça, doces, queijos, feijão-tropeiro, goiabada cascão e pastel de angu, tudo preparado com temperos especiais e muito carinho pelos mineiros.

Que tal conhecer novos lugares, viver aventuras em meio a natureza e experimentar sabores inesquecíveis? Com tantas opções, fica fácil ir até Minas Gerais e guardar na memória belas paisagens e sabores!

Compartilhe este post nas redes sociais e convide todos os seus amigos para curtirem os melhores festivais de gastronomia ao seu lado!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha