Tudo o que você precisa saber sobre o rafting

Tudo o que você precisa saber sobre o rafting

Já mostramos aqui no blog que o montanhismo pode ser uma excelente opção para se aventurar no interior de Minas, especialmente no Circuito de Ouro. Todavia, além dessa modalidade, temos o rafting, que você precisa incluir em seu roteiro na próxima viagem. Esse esporte aquático é ideal para quem deseja superar limites, vencer desafios e descobrir novas paisagens.

Neste post, mostraremos todos os detalhes do rafting. Falaremos como funciona, onde surgiu, entre outras características importantes. Quer participar dessa aventura? Então, continue acompanhando nosso artigo e divirta-se!

O esporte

Quanto vale a sua coragem? No rafting, ela é colocada a prova, afinal, o atleta desce rios em botes infláveis, passando por grandes obstáculos — entre eles, pedras, corredeiras e quedas d’água. O esporte é praticado por equipes de cinco a oito pessoas e, para completar o percurso, os membros do grupo remam sob as orientações de um instrutor.

Provavelmente, você já percebeu o quanto o espírito de equipe, a liderança e a percepção sensorial são determinantes no rafting, especialmente em partes do trajeto onde o grau de dificuldade aumenta. Aqui, é necessário aliar força e estratégia para que todos os membros da equipe superem as adversidades.

A linha do tempo do rafting

Agora que você já sabe algumas das informações sobre o esporte, que tal conhecer um pouco da história dessa prática?

  • 1869: rafting começou a ser praticado. John Wesley Powel foi o responsável pela primeira descida no Rio Colorado, nos Estados Unidos. A falta de experiência e a má qualidade do equipamento resultaram em acidentes como choques em pedra e capotamento;
  • 1936: os botes de madeira foram substituídos pelos botes infláveis;
  • 1980: rafting se tornou o queridinho dos atletas, pois foi criado o bote “self bailer”, produzido com material mais leve e resistente;
  • 1999: primeiro campeonato do esporte, que já estava sendo praticado há 15 anos. O evento ocorreu na África do Sul e a Federação Internacional do Rafting foi a responsável pela competição. O Brasil participou e ficou na sétima colocação.

Os equipamentos de segurança

Como todo esporte radical, o rafting também possui seus equipamentos de segurança. Veja abaixo os mais indicados!

  • Colete salva-vidas com flutuabilidade mínima de 7,5 kg;
  • Capacete com fivela;
  • Calçado;
  • Remo.

Para que tudo ocorra sem nenhum problema, o diretor de segurança tem direito de pausar a competição assim que perceber algum perigo na prova para os competidores.

As provas

Geralmente, o nível de dificuldade do rafting é definido de acordo com a experiência do atleta.

  • Novatos: correnteza leve. Há poucos obstáculos e pequenas ondas.
  • Iniciantes: corredeiras tranquilas, superiores a 1 metro de largura e altura. São lisas e estáveis. Percurso com caminhos previsíveis, isto é, sem grandes obstáculos. Porém, é necessário ter conhecimento básico sobre algumas manobras.
  • Intermediário: ondas altas e irregulares. Nessa etapa, os caminhos são mais estreitos. Por isso, conhecimento em manobras é essencial para concluir o desafio. Há riscos de capotamento.
  • Avançados: água turbulenta. Percurso longo e complicado.

O futuro do esporte

É cada vez mais comum encontrar pessoas que praticam rafting no Brasil, especialmente no Circuito do Ouro. A popularização do esporte pode ser explicada por três motivos: a possibilidade de reunir a família e amigos na mesma atividade, o crescimento de empresas especializadas no segmento e a vinculação da modalidade nas principais mídias. O rafting pode ser praticado por maiores de 14 anos de idade.

O rafting é um esporte que contém alta dose de adrenalina. Quando praticado com segurança, traz diversão para você e para toda a família. Quer conhecer esse e outros esportes radicais para praticar no Circuito do Ouro? Então, assine a newsletter e receba conteúdos exclusivos.

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha