Saiba quais são os 7 itens necessários para fazer trilha

Férias com a família e amigos é a época do ano que mais dá vontade de fazer algo novo, não acha? Sempre há um desejo de desbravar a natureza. Para quem gosta de aventura, curtir boas trilhas pode ser uma ótima opção, e pela região do Circuito do Ouro você encontra várias possibilidades de trilhas.

Só que esse tipo de prática turística deve ser bem preparada, assim como todo tipo de viagem. Alguns itens não podem faltar dentro da mochila, pois é preciso evitar sufocos ao longo do caminho.

Quais são esses itens? Acompanhe este texto e conheça 7 produtos que não podem faltar na hora de arrumar as coisas para fazer sua trilha. Depois é só escolher um dos roteiros pelo Circuito do Ouro e aproveitar. Confira!

1. Cantil

Durante a sua trilha você vai gastar muita energia e vai precisar de água para se recompor. Sendo assim, não se esqueça de levar um cantil.

Escolha um que seja prático e com boa capacidade de armazenar água. O ideal é que você consuma em média 200 ml de água a cada 40 minutos de trilha.

2. Roupas adequadas para fazer trilha

Não dá para fazer trilha com roupa pesada e com tecido que incomoda, caso contrário você vai acabar se cansando e vai voltar para casa com assaduras. Use uma roupa adequada!

Prefira usar calças de moleton, shorts de academia e camisa de algodão, por exemplo. Não precisa ser algo novo, pois você possivelmente vai sujar muito durante a trilha. Lembre-se também que a região do Circuito do Ouro, próximo a Belo Horizonte, é uma região o mais fria, então não se esqueça do casaco.

3. Lanterna

Mesmo que você vá fazer uma trilha durante o dia, é sempre bom ter uma lanterna. Vai que o passeio estava bom e vocês decidiram ficar até mais tarde? Ou acontece algum imprevisto? A lanterna vai ser muito útil nessas horas.

Escolha uma lanterna pequena com pilhas alcalinas novas. Não se esqueça de verificar as pilhas antes sair de casa. Afinal, de nada vai adiantar carregar uma lanterna que não funcione bem.

4. Calçado apropriado para fazer trilha

O tipo de calçado vai depender do caminho que você vai percorrer. Por exemplo, se for uma trilha com muitas pedras, o ideal é usar uma bota com solado especial.

Em outros casos, onde os terrenos não são muito irregulares, um calçado confortável e com solado antiderrapante é suficiente. Só não vale ir de chinelo e sandália, ok?

5. Comida

A trilha vai exigir um pouco da sua disposição física e, por isso, você deve se alimentar durante o trajeto. Se for fazer um acampamento, além de verificar as dicas de segurança, leve a quantidade de comida adequada para todo mundo.

Caso seja uma trilha mais simples, leve barrinhas de cereal e frutas. Se quiser tomar um café da manhã caprichado antes de sair, procure se hospedar em uma pousada. No roteiro Entre Serras das Piedade ao Caraça há diversas opções de pousadas que ficam próximas a trilhas agradáveis.

6. Estojo de primeiros socorros

Mesmo nas trilhas que você considera mais seguras e previsíveis, acidentes podem acontecer. Para não ser pego de surpresa, carregue um estojo de primeiros socorros.

Procure em uma farmácia um kit que contenha material para sanar ferimentos leves. É bom você também ter algumas noções de procedimentos de primeiros socorros.

7. Protetor solar

Cuidado com as queimaduras provocadas pelo sol! Elas podem ser bastante dolorosas e provocar câncer de pele. Então, passe bem o protetor solar na pele antes de sair.

Durante a trilha, faça pausas para repor a camada de proteção. É preciso se proteger dos raios solares.

Com esses sete itens, você vai conseguir fazer sua trilha sem grandes imprevistos. É importante também avisar que você saiu com os amigos ou família para fazer trilha, ainda que muitas opções de trilha permitam que você durma em casa, mesmo saindo de Belo Horizonte. É sempre bom ter alguém que possa procurar por vocês se algo acontecer.

E aí, você já fez alguma trilha no Circuito do Ouro? Qual foi o último lugar que você visitou? Deixe seu comentário!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Saiba quais são os 7 itens necessários para fazer trilha”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha