Entenda a importância da hidratação durante as atividades ao ar livre

Entenda a importância da hidratação durante as atividades ao ar livre

Viajar, conhecer lugares diferentes e praticar atividades ao ar livre são sempre ótimas opções de lazer para fazer em vários períodos do ano. Se você decidiu botar o pé na estrada, para que nada saia errado durante a viagem, é fundamental que tudo seja muito bem organizado.

Um dos fatores que contribui para uma viagem fugir do planejado é a desidratação em meio aos passeios. Por isso, nesse post, vamos dar dicas de como você deve cuidar da hidratação do seu corpo nas atividades ao ar livre. Confira!

Quais são os perigos da desidratação?

O maior componente do corpo humano é a água, presente em, no mínimo, 60% dele. Ela é a responsável por dar forma e compor as estruturas das células, além de regularizar a temperatura corporal.

Quando praticamos atividades físicas, principalmente ao ar livre, perdemos muito líquido, através do suor e da transpiração. A perda progressiva de água é chamada de desidratação. Ela faz com que o ritmo do coração aumente, pois o volume sanguíneo diminui.

Praticar atividades físicas ao ar livre e não se hidratar corretamente pode acarretar sérios prejuízos ao corpo. Os perigos da desidratação envolvem tontura, confusão mental, sobrecarga dos órgãos, como fígado, rins e coração, e o principal problema, que pode levar à morte, é o infarto.

Qual é a importância da hidratação?

Durante a atividade física, a temperatura do corpo humano aumenta, fazendo com que ele produza suor e, com isso, perca muita água. Não deixar o corpo desidratado nessa situação é dever de cada pessoa.

Para ter uma viagem tranquila, sem riscos, é muito importante seguir todas as recomendações sobre hidratação. Manter o corpo hidratado é essencial para um bom desempenho na atividade ao ar livre, além de afastar qualquer tipo de lesão ou problemas no organismo.

Quais são os benefícios de manter o corpo hidratado?

A preparação para manter o corpo hidratado durante a atividade física ao ar livre começa no dia anterior. Procure ingerir água corretamente nas 24 h antecedentes ao passeio. No dia da atividade física, consuma 500 ml de água 2 h antes do exercício e, durante, beba 200 ml de água a cada 20 minutos.

Caso o passeio exija muito esforço do corpo, considere levar também, além de água, isotônicos ou água de coco, que são importantes repositores. Outro fator importante a ser observado é a temperatura do dia e as roupas que serão utilizadas. Procure sempre optar por roupas leves, que façam o corpo suar menos. Proteja a cabeça com chapéus, procure andar pela sombra e use filtro solar.

Para ter uma viagem perfeita e aproveitar ao máximo, siga as dicas acima e mantenha o seu corpo sempre hidratado. Preste atenção aos sinais do seu corpo, ele vai avisar caso alguma coisa esteja errada.

Algumas das consequências da desidratação são: sede em excesso, boca e pele seca, batimento cardíaco acelerado, pouca quantidade de lágrima, urina e suor, cansaço, dor de cabeça, tontura e fraqueza. Fique atento a esses sinais, à importância da hidratação e não deixe que a falta de água estrague o seu passeio!

Fez alguma viagem ao ar livre? Deixe um comentário no post nos contando seus meios para manter o seu corpo hidratado!

Descubra ainda, aqui no blog, onde aproveitar a natureza pelo Circuito do Ouro!

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha