6 dicas para tirar incríveis fotos de viagens

Fotografias podem contar muitas histórias e se tornar belas recordações, principalmente quando são feitas em momentos especiais. Tirar fotos de viagens é um exemplo de como podemos manter vivas memórias de experiências únicas, que marcam as nossas vidas.

Assim como um bom contador de histórias conquista o público e atrai mais atenção, uma foto bonita, registrada com qualidade e sensibilidade, também faz muita diferença. Ter belas imagens das suas viagens para mostrar aos amigos ou à família trará a essência e a beleza do lugar que você conheceu.

Muitas pessoas fazem viagens incríveis, mas não conseguem registrar paisagens, pontos turísticos, cultura e história local com tanta precisão, simplesmente por não conseguirem tirar uma boa fotografia.

Para que isso não aconteça com você, elaboramos 6 dicas práticas que te vão te ajudar a tirar belas fotos nas viagens. Acompanhe e prepare sua câmera!

1. Conheça os equipamentos

A melhor forma de aproveitar os lugares para onde viajamos é conhecendo suas principais características e a cultura local. E para conseguirmos capturar boas imagens, também é necessário conhecer os equipamentos que serão utilizados.

Então, antes de viajar, certifique-se de que você já sabe todas as funcionalidades, opções e limitações da sua câmera. Se for preciso, olhe novamente o manual, teste todos os botões e pratique! É importante tirar fotos durante o dia e de noite com a sua câmera, para ter certeza de que o equipamento está funcionando da forma adequada.

Além disso, quando for arrumar as malas, lembre-se de levar uma bateria e cartões de memória extras. Também é recomendável levar uma segunda câmera, caso ocorra algum imprevisto, pois muitos destinos podem não ter lugares para consertar os equipamentos. Por último, não se esqueça de fazer back-up das imagens.

Seguindo esse primeiro passo, você vai evitar muitas dores de cabeça e, com certeza, registrará excelentes momentos.

2. Não exagere na quantidade de fotos de viagens

Muitas pessoas têm o costume de tirar inúmeras fotos quando conhecem lugares novos. A empolgação é tanta que nenhum detalhe pode ser esquecido. Porém, sair clicando sem parar pode justamente fazer com que você perca as melhores paisagens e os momentos mais incríveis da viagem.

Além de prejudicar a qualidade das imagens, que podem sair escuras e com borrões, você vai passar mais tempo tentando tirar fotos do que realmente aproveitando o passeio.

Uma boa dica é aguardar os melhores momentos, as paisagens mais instigantes e aquilo que realmente faça você encher os olhos. As fotografias mais bonitas serão aquelas tiradas nos instantes em que você mais se encantar. Por isso, compensa mais ter poucas fotos, com imagens que representem o lugar da forma como ele realmente é e da maneira que você o sentiu.

3. Ajuste o enquadramento

Ao registrar suas fotos, algumas pessoas acabam pecando em simples detalhes que podem fazer muita diferença. Um erro muito comum é a forma como é feito o enquadramento das imagens.

Para não estragar suas fotos de viagens, uma dica é sempre ter um objeto em primeiro plano, seja uma pessoa, uma casa ou um carro. Em seguida, evite deixar espaços em cima da foto, como um grande pedaço do céu, por exemplo. Quanto mais próximo estiver do objeto em foco, melhor vai sair a imagem.

Por fim, se o ângulo não estiver bom ou da maneira que você gostaria, ajuste para não perder os principais detalhes. Dessa forma, suas fotografias ficarão muito mais completas e bonitas.

4. Preste atenção no foco

Por falar em foco, esse é um fator muito importante para não estragar as fotos do seu lugar de destino. Ele pode passar despercebido por muita gente e faz diferença no resultado final.

Caso você não seja um profissional ou não tenha tanta experiência com fotografia, use o foco automático, que vai se ajustar sem você precisar se preocupar tanto. Porém, fique atento e observe no que a sua câmera está focando.

É importante que ela coloque em destaque aquilo que você deseja dar mais visibilidade em suas recordações. Assim, você conseguirá registrar os detalhes que mais te impressionaram na viagem.

5. Aproveite a luz para obter as melhores fotos

Esse é um dos fatores mais importantes e que mais atrapalham no momento de tirar fotografias. Seja qual for o lugar, a luz será de extrema importância para definir a qualidade e a precisão das suas fotos.

E a melhor iluminação é aquela que surge naturalmente: a luz do dia. Então, aproveite os momentos em que o sol estiver no céu para registrar as suas lembranças. Os melhores períodos do dia para fotografar sob a luz do sol é pela manhã ou no final da tarde, as cores ficarão mais vivas e os detalhes mais visíveis.

Aproveite a claridade do dia para subir em mirantes ou lugares altos. As paisagens são impressionantes e representam excelentes oportunidades para tirar fotos incríveis.

6. Edite suas imagens

Seguindo as dicas acima, você certamente vai conseguir ótimos registros das suas viagens. Mas sempre há uma forma de melhorar a qualidade ou corrigir pequenas imperfeições das suas fotografias, mesmo que você não esteja mais no local de destino.

Por isso, pode ser bem importante editar as imagens. Você provavelmente vai selecionar as melhores fotos que tirou e as tornará ainda mais belas. Fazendo esse exercício de edição, você também poderá observar quais foram os melhores ângulos.

Assim, você ganhará experiência e ficará ainda mais atento na próxima viagem, permitindo que suas fotos e seus registros saiam cada vez melhores.

E então, o que achou de nossas dicas? Com elas, você poderá mostrar os seus cliques incríveis aos amigos e familiares, para que eles vejam o quão encantador são os lugares que você tem visitado.

Caso queira aperfeiçoar suas técnicas de fotografia pelos destinos onde passa, você pode participar de workshops de fotografia nos roteiros Entre Cenários da História e Entre Ruralidades e Personalidades. Assim você além de conhecer o Circuito do Ouro você terá contato com profissionais que darão dicas de como aproveitar melhor as paisagens e tudo que há de mais belo na sua viagem.

Aproveite que os lugares ficam bem pertinho de Belo Horizonte para conhecê-los, melhorar suas fotografias e ainda registrar lindas imagens.

Agora que você já sabe como tirar fotos de viagens incríveis, que tal descobrir quais são as melhores cidades de Minas Gerais para visitar?

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “6 dicas para tirar incríveis fotos de viagens”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha