Viagem de carro: saiba como lidar com imprevistos

Viagem de carro: saiba como lidar com imprevistos

Na maioria das vezes, viajar é sinônimo de férias, diversão e descanso. Porém, para que a viagem de carro cumpra esses objetivos, realizar a manutenção do veículo corretamente é imprescindível. Mesmo fazendo a revisão e trocando as peças necessárias, alguns imprevistos podem acontecer e, nessas horas, é preciso deixar o nervosismo de lado e saber como lidar com eles.

Situações como baixa visibilidade, pneus furados e até motoristas imprudentes podem ser as causas de acidentes graves e, por isso, é preciso saber como proceder nesses e em outros casos. Confira no nosso post de hoje algumas dicas de segurança para saber lidar com imprevistos durante a viagem de carro.

Pneu furado

Mesmo com a revisão em dia, alguns imprevistos podem acontecer e o pneu furado é um dos incidentes mais comuns nas estradas. Apesar de simples, a troca de pneus exige algumas atitudes de segurança que devem ser realizadas antes de começar.

Primeiro, pare o veículo no acostamento ou em um local seguro, ligue o pisca-alerta e coloque o triângulo de sinalização. A distância do triângulo depende da velocidade máxima da pista. Por exemplo: se a velocidade máxima é 60km/h, é preciso colocar o objeto a 60 metros do carro e assim por diante.

Feitos os procedimentos de segurança, basta trocar os pneus ou ligar para a concessionária responsável pela rodovia ou para o seguro do veículo para realizar a troca.

Baixa visibilidade durante a viagem de carro

Algumas regiões serranas são o cenário em que a neblina pode aparecer e comprometer a visibilidade do motorista. Nesses casos, o primeiro passo para dirigir com segurança é diminuir a velocidade assim que os primeiros sinais de neblina começarem a aparecer. Também é imprescindível manter uma distância segura do carro da frente; a neblina pode atrapalhar o senso de distância, podendo provocar batidas graves.

Além disso, é sempre recomendado que se acenda os faróis baixos e os de neblina, se houver. Não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento e nunca pare no acostamento, a não ser que seja extremamente necessário.

Motoristas imprudentes

A direção imprudente é uma das maiores causas de acidentes no Brasil, por isso, não é difícil encontrar um motorista fazendo manobras perigosas durante a sua viagem de carro. Para manter o máximo de segurança possível, é sempre importante manter uma distância segura do carro da frente, para conseguir manobrar em caso de acidentes.

Também é importante nunca discutir ou tentar competir com o motorista que agiu de forma imprudente na estrada: deixe-o passar e continue seu trajeto com tranquilidade.

Caminho errado

Ao viajar para um lugar pela primeira vez, pode ser difícil acertar o caminho sem um mapa ou um GPS disponível em tempo integral. Caso você não possua esses recursos e passe uma entrada (ou pegue a estrada errada), pare no primeiro posto e pergunte. Para evitar esse tipo de aborrecimento, é sempre mais seguro deixar o GPS ligado e estudar a rota antes de sair de casa.

Seguindo as dicas acima, a viagem de carro pode ficar mais segura e tranquila. Nunca se esqueça de que a prevenção é a melhor forma de evitar imprevistos e checar tudo antes de sair de casa pode ser uma maneira simples de impedir surpresas durante o passeio. Mas, caso algo aconteça, mantenha a calma e procure resolver o problema para seguir viagem com segurança.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dica sobre viagem de carro? Se você tem alguma dúvida ou um comentário a fazer, não deixe de escrever sua mensagem nos contando no espaço abaixo!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Viagem de carro: saiba como lidar com imprevistos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha