Montanhismo: como se preparar fisicamente para grandes escaladas

Montanhismo: como se preparar fisicamente para grandes escaladas

Na maioria das vezes, o montanhismo é praticado como lazer: uma forma de relaxar na natureza com aventura. Quem já pratica a atividade há mais tempo, procura cada vez mais desafio, querendo subir mais alto. Mesmo que tenha certa experiência, é importante sempre tomar cuidado e ter atenção em como se preparar fisicamente para grandes escaladas.

Pensando nisso, preparamos um post com dicas de como se preparar melhor para escalar as montanhas, como as localizada nas regiões do Circuito do Ouro, próximo a Belo Horizonte.

Avaliação médica

A avaliação médica é extremamente importante para você aumentar o desafio com segurança. Realizando os testes adequados para a situação, você conhecerá o seu atual e real estado de saúde.

Assim, será mais fácil identificar o que realmente precisa melhorar e determinar as fraquezas que podem ser corrigidas para obter melhor desempenho. Essa avaliação prévia será aliada de seus treinamentos para se preparar fisicamente para grandes escaladas.

Preparação física

A forma ideal para se preparar para escalar montanhas altas é contar com a ajuda de um profissional especializado em educação física. Ele conhece a anatomia do corpo e poderá te auxiliar com exercícios adequados para que se prepare melhor para encarar os novos desafios.

Os treinamentos têm que ser periódicos, aumentando os níveis de esforço físico, de acordo com o grau de escalada que você está disposto a enfrentar.

Preparação mental

A preparação mental caminha junto da física, colocada anteriormente. Esta trabalhará a evolução individual diante da vivência e superação dos desafios que a atividade na montanha proporcionará, como a aclimatação.

É indispensável buscar a aclimatação certa para atingir os objetivos em montanhas altas. Para isso, você deve levar em consideração os desgastes físicos, psicológicos, os ventos, as baixas temperaturas e o ar rarefeito.

Conhecimento do roteiro

Já conhece bem o roteiro da montanha que você pretende escalar? Se não, pesquise bem sobre o nível de preparação física necessária; quilometragem (diária e total); inclinação; altitude; tipo de terreno (pedra, barro, neve); peso da mochila com todos os equipamentos necessários; utilização de técnicas verticais e clima.

Todos os detalhes de roteiros podem ser encontrados em grupos de pessoas que praticam esse tipo de atividades em redes sociais, por exemplo. A troca de experiência ajudará muito durante o preparo para o novo desafio.

Sabe como se preparar fisicamente para grandes escaladas da melhor forma? Treinamento em ambiente parecido

É claro que o ideal é se preparar em montanhas, com todo o peso dos equipamentos de uso e sentindo a real aclimação. Mas, não precisa estar necessariamente em montanhas para se preparar. Ambientes que exigem esforço físico parecido com o que você necessitará nas montanhas também ajudam muito.

Isso pode ser feito em parques, academias, escadas e ladeiras, por exemplo. Com treinamento intensivo, trabalhará o desempenho físico e cardiovascular que você precisará na hora de subir as altas montanhas.

É importante lembrar que todas essas dicas devem ser praticadas com moderação e acompanhamento de profissionais especializados. Cada pessoa tem o seu ritmo individual. Siga sempre cada etapa de treinamento para alcançar o seu objetivo com sucesso.

Gostou das dicas de como se preparar fisicamente para grandes escaladas? Compartilhe conosco nos comentários sobre a sua experiência e como você pretende se preparar para os novos desafios.

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha