Top 4 pratos mineiros mais famosos

Não tem jeito: Minas Gerais é conhecida, principalmente, por sua gastronomia. É claro que o estado é riquíssimo em belezas naturais, cultura e muita história — afinal, é parte importante de muitos momentos pelos quais nosso país já passou em seu desenvolvimento.

Ainda assim, a culinária sai na frente, e os pratos são tão apetitosos que deixam uma verdadeira marca em qualquer um que passa e visita suas cidades. Na região do Circuito do Ouro, mais especificamente, alguns pratos típicos são ainda mais marcantes. Muitos deles são considerados patrimônios imateriais dos municípios, e têm até suas receitas registradas oficialmente.

Essas tradições não podem ser deixadas de lado em uma viagem para Minas Gerais e, na verdade, são até um ótimo motivo para você mudar a sua rota e passar por determinados lugares! E aí, ficou com água na boca? Então continue nos acompanhando e conheça mais sobre os 4 pratos mineiros mais famosos!

1. Pastel de Angu

Esse pastel não é feito com uma massa comum como os outros. O fubá de milho, na verdade, é seu principalmente componente (o mesmo do angu). Isso faz com que o pastel fique ainda mais saboroso e suculento, além de crocante por fora e super macio por dentro.

A tradição do quitute veio de Itabirito, no roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, pertinho de Belo Horizonte, e existe até competição na região para ver qual estabelecimento serve a melhor iguaria, já que a cidade é conhecida por ter o melhor pastel de angu do país. Os pastéis costumam ser recheados com carne moída, mas você também encontra opções com queijos, frango e o especial umbigo de banana. Uma verdadeira delícia!

2. Frango com Ora-Pro-Nobis

O ora-pro-nobis é uma plantinha que provém de um cacto, utilizada de forma refogada (como uma couve ou espinafre). Ela é macia e muito suculenta, e combina bastante com frango — principalmente o caipira, compondo o seu caldo e incrementando o sabor.

A cidade de Sabará, também no roteiro Entre Trilhas, que fica a pouco mais de 20km de Belo Horizonte, usa a hortaliça como um símbolo (assim como a jabuticaba), e existem até festivais em homenagem aos pratos compostos por ela. No restante do Brasil, por outro lado, a planta é dificilmente achada.

 

3. Goiabada

A goiabada é também um dos pratos mineiros mais famosos, e você já deve até conhecer esse doce. Ele possui receita registrada em Barão de Cocais, uma das cidades do Circuito do Ouro que compõe o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, e é um dos patrimônios que nosso estado possui, sendo encontrado principalmente do tipo “cascão” (mais duro, feito com a casca da fruta).

Combinar um pedaço de goiabada com queijo minas é a receita perfeita para uma sobremesa que agrada a todos. A mistura do doce com o salgado deixa o gostinho de “quero mais” conhecido por todo o Brasil!

4. Cerveja Artesanal

Produzida fora de grandes fábricas, com produtores locais, a cerveja artesanal não é um prato em si, mas uma iguaria deliciosa que faz a cabeça de todo o Brasil. O estado de Minas Gerais tem se destacado cada vez mais na produção das cervejas artesanais, e essas bebidas refrescantes já podem ser consideradas parte de nossa cultura.

Cidades como Nova Lima e Itabirito, ambas no Entre Trilhas, e Catas Altas, no Entre Serras, se destacam quando o assunto é produção de cerveja. Nova Lima, por exemplo, já é nacionalmente conhecida no ramo por abrigar cervejarias apreciadas em todo o país.

Viu só como os pratos mineiros mais famosos parecem mesmo uma delícia? Então, não perca a chance de experimentar cada um deles — e uma boa oportunidade para isso é conhecer o Circuito do Ouro, uma viagem ideal para os apaixonados pela gastronomia mineira!

E não deixe de conferir mais pratos incríveis da região que, como você já deve ter reparado, não deixa a desejar quando o assunto é paladar!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Top 4 pratos mineiros mais famosos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha