5 razões para conhecer o interior de Minas Gerais

Minas Gerais é um estado encantador, com pessoas muito receptivas, um sotaque gostoso de ouvir e, claro, cidades lindas e cheias de atrativos. O interior do estado tem muitas cidades históricas riquíssimas em cultura e atrativos naturais.

Grande parte dessas cidades faz parte do Circuito do Ouro, uma região turística que possui 16 municípios e está bem próxima de Belo Horizonte. O que não faltam são razões para conhecer o interior de Minas Gerais.

Quer conhecer algumas? Acompanhe!

1. Riqueza cultural

Minas Gerais é um estado muito rico culturalmente e grande parte dessa riqueza está concentrada nas cidades históricas do interior do estado. Artistas importantes como Aleijadinho e Mestre Ataíde nasceram e viveram em Minas Gerais, sendo que várias de suas obras estão espalhadas pelas igrejas de diversas cidades.

A cultura e a arquitetura de Minas foram muito influenciadas por vários estilos artísticos durante o período colonial. Também é possível encontrar diversos museus nas cidades históricas, principalmente nas cidades que formam o roteiro Entre Cenários da História – Congonhas, Ouro Preto, Ouro Branco e Mariana.

2. História

O que não falta em Minas Gerais são cidades históricas. Viajar para o interior do estado é como viajar no tempo, e o resultado pode ser melhor do que muita aula de história. Essas cidades passaram pelo período colonial, da mineração e dos escravos, além de vários outros momentos que foram importantes para a história de Minas e do Brasil.

Em uma viagem ao interior mineiro é possível visitar casarões coloniais, antigas fazendas e igrejas do século XVIII. Viajar em uma das estradas de ferro mais antigas do país também está entre as opções.

3. Acessibilidade

A maioria das cidades que faz parte do Circuito do Ouro está localizada a poucas horas de Belo Horizonte e possui fácil acesso de carro, ônibus e — em algumas delas — trem de passageiros. Além disso, é possível encontrar hospedagens e atrações por preços bem acessíveis.

4. Culinária

A culinária mineira é famosa em todo o Brasil e, no interior, consegue ser ainda mais gostosa. Experimentar os pratos mineiros feitos em um fogão de lenha é de dar água na boca. Para o café da manhã, roscas e quitandas com “cafezin”. No almoço, um frango com ora-pro-nobis e angu no capricho é uma ótima opção. Para a sobremesa, escolha uma goiabada caseira.

No Circuito do Ouro a gastronomia é bem peculiar. Você pode se deliciar ainda com o tradicional pastel de angu, cachaças de alambiques diferenciados, cervejas artesanais  e produtos derivados da jabuticaba que são muito típicos. Não dá para sair do interior mineiro sem experimentar um pouquinho de cada.

5. Belas paisagens

Não é à toa que a capital do estado se chama Belo Horizonte, mas as cidades do interior não ficam para trás no quesito belas paisagens. Além da arquitetura das cidades antigas e das belas igrejas, Minas Gerais tem paisagens naturais de tirar o fôlego. A terra das montanhas é também a terra das cachoeiras, dos rios, das grutas e de outras paisagens incríveis!

Essas são apenas algumas das razões para conhecer o interior de Minas Gerais e as cidades que fazem parte do Circuito do Ouro. Se quiser descobrir outros motivos e ficar sempre por dentro das novidades, não deixe de assinar nossa newsletter!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha