4 curiosidades da fauna e flora no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

4 curiosidades da fauna e flora no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Composto pelos municípios de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça pertence ao Circuito do Ouro e abriga uma natureza exuberante, com fauna e flora deslumbrantes. A beleza é tanta que preparamos este post com as principais curiosidades de quem visita a região para admirar e contemplar as belezas naturais. Confira:

O Santuário de Nossa Senhora da Piedade

Em Caeté, a 59 quilômetros de Belo Horizonte, o viajante encontra uma estrada sinuosa que segue até o topo da Serra da Piedade, onde está o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais. Há 2 igrejas, e uma delas comporta uma imagem da santa de autoria atribuída a Aleijadinho.

O santuário é também um imenso jardim natural, onde diversas espécies de orquídeas florescem. E como o local é de grande altitude, com vento constante, a umidade cria condições propícias à introdução de sementes de outras regiões — o que torna a área tão rica em diversidade natural.

Por lá, podem ser observados várias espécies de pássaros, orquídeas de flores belíssimas — algumas espécies, às vezes, ultrapassam 1 metro de comprimento, como a orquídea chuva-de-ouro (Oncidium varicosum). Já os paredões rochosos acolhem diversos tipos de flores, como as bromélias.

O Caminho do Sabarabuçu

Uma excelente opção para quem gosta de caminhar na mata ou andar de bicicleta é reviver um dos trechos que fizeram parte das rotas percorridas pelos bandeirantes chamado de “O Caminho do Sabarabuçu”, aos pés da Serra da Piedade, que liga o município de Caeté ao distrito de Pompéu.

Caminhantes e ciclistas podem se aventurar por 16 quilômetros de trilhas em meio a uma mata remanescente de Mata Atlântica e ruínas do período do ciclo do ouro, como o Cemitério dos Ingleses.

O oásis de Barão de Cocais

O município de Barão de Cocais tem ótimos atrativos naturais. O Distrito de Cocais acolhe um verdadeiro oásis escondido na mata, a Cachoeira Cocais. Ela é composta por 10 quedas d’água que descem de uma montanha de pedras e possui mais de 30 metros de altura. Os saltos formam duchas e grandes piscinas naturais.

Outra atração imperdível no distrito é a Pedra Pintada, onde pinturas rupestres podem ser apreciadas. E a diversidade da flora que é vista no Santuário do Caraça já começa a surgir aqui.

O Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça é uma espécie de fronteira entre a Mata Atlântica e o Cerrado. Está localizado entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara. Por ali o visitante tem a oportunidade de conhecer trilhas e cachoeiras maravilhosas:

  • Belchior.
  • Bocaína;
  • Cascatinha;
  • Cascatona;

O Caraça é um berço de proteção para muitos animais. O lobo-guará — que os visitantes têm a oportunidade de ver de perto quando se hospedam na Pousada do Caraça — está na lista dos bichos que frequentam o local.

Outros animais — como a anta, o guigó, o tamanduá-mirim, o tamanduá-bandeira, o tatu-de-rabo-mole, a jaguatirica, a onça-parda e diversas espécies de pássaros — estão seriamente ameaçados, vivem na mata e às vezes podem ser vistos próximos à igreja.

O visitante também encontra uma imensa diversidade de orquídeas, bromélias e de plantas medicinais.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a fauna e a flora do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça, que tal ler o post “Conheça passeios divertidos para fazer com a família” e preparar a sua mala para cair na estrada?

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha