Religiosidade e fé no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Religiosidade e fé no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça

Minas Gerais é um estado culturalmente riquíssimo, e boa parte da origem dessa fortuna é a religião. O catolicismo se faz presente na região há séculos, e não faltam bons exemplos dessa influência na arte, na arquitetura e na própria identidade do povo mineiro. Essa belíssima tradição pode ser vista nos movimentos religiosos e de fé no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça.

No post de hoje, listamos algumas das igrejas mais bonitas e as suas características marcantes, além de abordar a religiosidade no período da Quaresma. Confira:

A Igreja de São Francisco de Assis, em Caeté

A Igreja de São Francisco de Assis, em Caeté, tem um estilo único e chama a atenção dos turistas. Construído em adobe — um dos mais antigos materiais de construção, feito de água, palha e terra crua —, a igreja tem estruturas feitas em madeira e uma única torre central, fugindo um pouco ao padrão mais comum das 2 torres do barroco.

Sua fachada é chanfrada, e o altar tem estrutura simples. O forro da capela tem pinturas em perspectiva aérea, representando São Francisco de Assis recebendo os seus estigmas.

Destaca-se também na região a famosa Oração do Terço dos Homens, um dos movimentos religiosos mais legais de Minas Gerais. É um momento onde os homens da comunidade se reúnem para a oração do terço Mariano, que tem como principal objetivo louvar a padroeira e mostrar devoção ao Santo Rosário da Virgem Maria.

A Igreja Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara

A Igreja Matriz de Santo Antônio (popularmente também chamada de Igreja Matriz de Santa Bárbara) está ligada à Irmandade do Santíssimo Sacramento, iniciativa que reunia pessoas abastadas para construir santuários católicos em povoados locais.

Essa iniciativa edificava templos belíssimos, e a matriz não fugiu à regra: é uma das mais incríveis do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça.

Além da rica arquitetura, o templo conta com pinturas do Mestre Ataíde, sendo um claro exemplo do estilo barroco mineiro. As suas pilastras são apoiadas em bases de pedra e as suas torres baixas e simples dão uma notável harmonia e conferem um ar especial a essa incrível obra.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas

A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, é um local perfeito para a oração. Com uma belíssima decoração interna criada pelo artista português Francisco Vieira Servas, ela tem um incomum frontão em formato de onda, mais típico em templos coloniais litorâneos. Em seu interior há inclusive obras atribuídas a Antônio Francisco Lisboa o “Aleijadinho”e Manuel da Costa Ataíde o “ Mestre Ataíde”.

Emoldurada pela linda Serra do Caraça, a matriz tem seus traços oriundos do barroco mineiro, que são um deleite para os apreciadores de arte e um convite para quem quer fazer as suas preces em contato íntimo com a cultura de Minas Gerais.

A religiosidade durante a Quaresma

O período da Quaresma pode ser a época perfeita para você conhecer os movimentos religiosos no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça. As tradições convocam todos os turistas para vivenciar essa ocasião de fé e cultura  junto às comunidades.

São diversas as manifestações que representam a devoção durante a Quaresma e também na Semana Santa. Alguns exemplos são as grandes procissões locais e as encenações da vida, paixão e morte de Jesus Cristo, além é claro da celebração do sábado de aleluia.

Durante esse período também ocorrem confissões individuais e comunitárias, e a reflexão toma conta do roteiro.

Gostou de conhecer os movimentos religiosos e de fé no roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro das nossas próximas atualizações!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha