Doces caseiros e seus produtores eternizados no Circuito do Ouro

Doces caseiros e seus produtores eternizados no Circuito do Ouro

O Circuito do Ouro é uma excelente opção de passeio para toda a família, e grande parte disso se deve à variedade de experiências que proporciona: contato com a natureza, lugares históricos, tranquilidade… e delícias inesquecíveis! Neste post, apresentamos os doces caseiros que conquistam os visitantes do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça e, também, seus produtores, que se tornaram lendários em seus municípios. Vamos lá?

Em Caeté,  o doce de leite da Dona Nazinha

No distrito de Roças Novas, em Caeté o visitante encontra a  pequena e aconchegante loja da Dona Nazinha — Doces, Licores e Produtos Artesanais. E é impossível entrar ali e não se encantar com os cheiros, sabores e com o conforto proporcionado pela loja que, até hoje, mantém as tradições e é carinhosamente preservada pela família da lendária Dona Nazinha.

Os doces caseiros são considerados um dos melhores de Minas Gerais. O doce de leite  é apenas um dos destaques do seu cardápio, que inclui  doces de frutas da época e licores.

Contato: (31) 3652-1150

Em Barão de Cocais, a goiabada cascão de Mirtes

Mirtes Maria da Fonseca, quitandeira e agricultora familiar, produz doces caseiros tão sensacionais que ultrapassaram a barreira de Minas! Em 2015, ela comercializou alguns de seus produtos em um estande no 4ª Festival do Japão em Minas, que busca promover um intercâmbio entre o Brasil e o país asiático.

E entre todas essas delícias, uma das preferidas do público — no festival ou em Barão de Cocais — é a goiabada cascão. A tradicional receita, que vai bem com queijos ou creme de leite, por exemplo, já é um clássico da quitanda de Mirtes.

Contato: (31) 9 9769-1913

Em Santa Bárbara, o torrone de mel da Dona Geralda

A quitanda de Dona Geralda é um dos atrativos mais tradicionais do Sumidouro, distrito de Santa Bárbara! Prova de que os doces e outras delícias ali encontrados são parte eternizada da identidade, da cultura e da história local.

Não deixe de experimentar o torrone de mel de Geralda! Entre todas as opções da quitanda, essa é, sem dúvida, uma das preferidas dos visitantes e moradores do local. Não deixe de conferir também delícias como doce de leite, pão de mel e os doces de laranja e de mamão.

Contato: (31) 9 9913-3717

Em Catas Altas, os doces e geleias de Dona Lucinha

Catas Altas conta com um dos mais famosos cenários mineiros: a praça principal do município com a Serra do Caraça ao fundo. Também é aqui que se encontram os doces e geleias inesquecíveis produzidos de forma caseira pela Dona Lucinha.

A Dona Lucinha é uma das proprietárias da Pousada Ora Pro Nobis, uma das mais conhecidas da cidade. Em um ambiente aconchegante e rústico, bem de acordo com o perfil de Catas Altas, o estabelecimento oferece uma vista incrível da Serra do Caraça e, claro, a oportunidade de dar um pulo no restaurante da pousada e se deliciar com o doce de jiló, o doce de leite e a geleia de jabuticaba da Dona Lucinha!

Contato: (31) 3832-7667

Não faltam opções para você se deliciar e se encantar com a cozinha mineira no Circuito do Ouro! Com nossas sugestões de doces caseiros, você conhecerá uma parte importante da região e, também, pessoas que representam a própria história e espírito desses municípios.

Quer mais sugestões como essas? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que rola no Circuito do Ouro!

Como Aproveitar os Feriados para Viajar para Perto

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha