Personalidades históricas dos municípios do Entre Serras da Piedade ao Caraça

O ilustre escritor mineiro Guimarães Rosa, certa vez enunciou: “Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais”. A sentença se tornou uma perfeita representação do estado, repleto de encantos a serem descobertos por seus moradores e visitantes. Uma maneira de conhecer um pouco mais sobre Minas Gerais é debruçar-se sobre sua história. Escolher um de seus caminhos e percorrê-lo.

Neste post escolhemos a região do Circuito do Ouro para observarmos um pouco mais de perto algumas de suas mais importantes personalidades históricas, sobretudo as que viveram no roteiro  Entre Serras da Piedade ao Caraça, área de rara beleza formada por quatro municípios, localizados bem próximo a Belo Horizonte. Confira:

Caeté

João Pinheiro da Silva (1860-1908)

A história recente de Caeté se confunde com a história da família Pinheiro. A começar por seu patriarca, João Pinheiro da Silva, mineiro natural do Serro, notável por sua atuação na área da política, da advocacia e da indústria.

Formando em Direito, tornou-se governador interino do Estado de Minas Gerais no início do período republicano da história do país. Apenas 2 meses depois de iniciado o governo como interino, foi efetivado como governador, cargo que exerceu por pouco mais de 2 meses.

João Pinheiro deu prosseguimento a sua carreira política, desta vez como deputado federal, tendo participado da Constituinte de 1891. Findado o período parlamentar, voltou-se para sua indústria de cerâmica, instalada em Caeté. Só retornaria a vida política em 1905, como senador da República. No ano seguinte, sucederia Francisco Sales como presidente de Minas Gerais.

Entre as marcas de seu governo estão a reestruturação do sistema de ensino, a criação do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, bem como o empreendimento de uma ampla política de desenvolvimento do Estado. Morreu durante o mandato, sendo sucedido por Bueno Brandão.

Israel Pinheiro (1896-1973)

Quem deu prosseguimento à história dos Pinheiro foi o filho de João. Nascido em Caeté, o engenheiro Israel Pinheiro seguiu os passos de seu pai tanto no ramo da indústria quanto na política, tornando-se importante personagem de nossa história.

Israel Pinheiro iniciou sua vida política como vereador e depois prefeito de Caeté, com apenas 26 anos. Em 1933, foi nomeado por Benedito Valadares, então interventor federal em Minas Gerais, secretário da Agricultura, Viação e Obras Públicas. Entre os anos de 1942 e 1945, presidiu a Companhia Vale do Rio Doce, sendo o primeiro a ocupar tal cargo.

Em 1945 tornou-se deputado constituinte por Minas Gerais, contribuindo para a formulação da nova Constituição. Foi reeleito deputado em 1950 e 1954.

Com a chegada de Juscelino Kubitschek à presidência da República, Israel Pinheiro tornou-se presidente da Novacap, empresa responsável pela construção de Brasília. Foi ainda o primeiro prefeito da nova capital.

Em 1965, tornou-se Governador de Minas Gerais, firmando-se como oposição ao regime militar então vigente. Faleceu em 1973, 2 anos após deixar o governo.

Essas e muitas outras marcas deixadas por pai e filho podem ser vistas em Caeté, no Museu Casa João Pinheiro e Israel Pinheiro, localizada na região central da cidade.

Iniciativa promovida por Coracy Pinheiro, viúva de Israel, a casa ocupa um solar do século XVIII, instalado em uma área de cerca de 100 hectares de Mata Atlântica. Seu acervo conta com peças da família como móveis, obras de arte, documentos, fotografias e objetos, além do arquivo histórico do município.

Barão de Cocais

José Feliciano Pinto Coelho (1792-1869)

Ao passar pela bela cidade do Circuito do Ouro, poucos param para pensar em quem foi o Barão de Cocais. José Feliciano Pinto Coelho da Cunha, ou simplesmente o Barão de Cocais, foi um político, nobre e militar nascido em uma fazenda localizada na cidade que hoje leva seu nome.

Participou do processo de independência do Brasil, no ano de 1822. Em 1830 tornou-se deputado geral do Império. 3 anos mais tarde enveredou pelo ramo da mineração.

Foi nomeado, em 1835, governador da província de Minas Gerais, cargo que exerceu por 6 meses. Já em 1842, foi aclamado como governador interino de Minas Gerais, e um dos líderes da chamada Revolução Liberal de Minas, atuando como comandante-chefe ao lado de nomes como os de Teófilo Ottoni e Cônego Marinho. Estrategista militar de rara habilidade, levou suas tropas à vitórias em todas as batalhas. Aceitou um pedido de Duque de Caxias para cessar o embate e acabou tendo seus direito políticos cassados por 2 anos.

De volta à cena política em 1844, elegeu-se deputado geral, sendo reeleito em 1848. Devido à sua lealdade para com o Império do Brasil, Dom Pedro II concedeu-lhe o título de barão.

Em sua homenagem, o município de São João do Morro Grande passou a ser chamado Barão de Cocais, no ano de 1943. Quem for até a cidade pode conhecer um pouco mais de sua história visitante o Museu Histórico Fernando Toco, no distrito de Cocais. Reunindo um acervo voltado para a atividade dos tropeiros, bem como relativa ao período da escravidão, o museu está instalado em uma casa do século XVIII que pertenceu ao próprio Barão de Cocais.

Santa Bárbara

Afonso Pena (1847-1909)

Mais um importante nome de nossa história nasceu entre as serras da Piedade e do Caraça. Desta vez estamos falando de Afonso Pena, nascido em Santa Bárbara e célebre por sua carreira política.

Após formar-se em Direito, tornou-se deputado por Minas Gerais em 1874, conselheiro do Império do Brasil, ministro e, entre os anos de 1895 e 1898, ocupou a presidência do Banco do Brasil.

Já nos primeiros anos da República, presidiu a Assembleia Constituinte de Minas Gerais para, em 1892, tornar-se governador do estado, cargo que ocupou até 1894. Afonso Pena foi o primeiro governador de Minas a ser eleito pelo voto direto. O ato mais célebre de seu governo foi a decisão pela mudança da capital de Ouro Preto para a futura Belo Horizonte.

Seguiu carreira política como senador. Em 1903 acontece uma reviravolta em sua trajetória política. Rodrigues Alves foi eleito presidente da República, tendo Silviano Brandão como vice. Brandão morreu antes de tomar posse e Afonso Pena foi, então, eleito para ocupar a vaga. Na eleição seguinte, em 1906, foi eleito presidente da República.

Em seu mandato, interligou o Rio de Janeiro à Amazônia por um cabo telegráfico e as regiões Sul e Sudeste por meio de ferrovias, promoveu políticas de valorização do café e das Forças Armadas. Acabou falecendo em pleno exercício do mandato, em 1909.

Em Santa Bárbara, sua terra natal, o visitante pode ter um pouco mais de contato com a história do ilustre personagem conhecendo o Memorial Affonso Penna, instalado no casarão colonial onde nasceu o ex-presidente. Compõem o acervo objetos pessoais, documentos, livros e pinturas. No jardim do memorial está o mausoléu com os restos mortais de Afonso Pena e de seus familiares.

Catas Altas

Monsenhor Manoel Mendes

Fechamos o nosso passeio histórico com a figura de Monsenhor Manoel Mendes, padre português que passou a residir na região em 1868, sendo o vigário do então arraial.

Procurando amenizar os efeitos da pobreza que afetava boa parte dos moradores de Catas Altas, Monsenhor Mendes apostou na educação como solução. Ensinou aos moradores todas as técnicas necessárias para o cultivo de videiras bem como para a fabricação de vinho. O que o pároco não esperava era que seus alunos teriam tamanho sucesso com a empreitada, tornando o vinho de Catas Altas reconhecido em todo o estado por sua qualidade.

A atividade ganhou em importância e passou a movimentar toda uma cadeia produtiva no município, dando a Catas Altas o título de “Cidade do Vinho”. Anos mais tarde, um morador da cidade elaboraria o vinho de jabuticaba, produto que se tornaria uma marca registrada da produção local.

A celebração desse orgulho local é feita na Festa do Vinho, realizada desde 2001, sempre na 2ª quinzena do mês de maio, fazendo dessa uma época imperdível para visitar a cidade.

Como você pode ver, motivos não faltam para conhecer as cidades do Circuito do Ouro. Contando um pouco da vida de personalidades históricas, esses municípios tem seus nomes gravados nos caminhos do Brasil. Se for visitar a região, não deixe de participar da promoção Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça. Aproveite e curta a nossa página no  Facebook para receber mais atualizações como esta!

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha