Carnaval tradicional e diversificado é no Circuito do Ouro!

Que as cidades históricas em Minas são destino certo dos foliões não é segredo para ninguém, não é mesmo?! Mas você sabia que no Circuito do Ouro você encontra ao mesmo tempo carnavais tradicionais, uma diversidade de festas e opções de descanso que incluem a toda família?

Se não sabe, está na hora de descobrir! Concentramos neste texto dicas para curtir o melhor de cada carnaval pela região e aproveitar além da festa, o melhor da gastronomia mineira, os atrativos naturais e as riquezas culturais espalhados pelos municípios.

 TRADIÇÃO DO ZÉ PEREIRA

Provavelmente você já viu uns bonecos gigantes descendo as ladeiras das cidades não é?! São os blocos do “Zé Pereira”. Não se pode afirmar ao certo, mas acredita-se que a brincadeira carnavalesca tem influência portuguesa e veio do Rio de Janeiro parar se instalar de vez no interior de Minas. Na região do Circuito do Ouro muitos municípios possuem preservadas essa tradição e mantem os bonecões gigantes como atração principal.

Em Ouro Preto o bloco Zé Pereira dos Lacaios, é um dos mais antigos e conserva a 149 anos um pouco da influência portuguesa nos bonecos e na festa. Já na cidade vizinha, Mariana, o bloco Zé Pereira da Chácara possui os ‘catitões’ – como são conhecidos – retratam personagens famosos das telenovelas e alegram o público. Itabirito, outra cidade que possui a tradição do bloco Zé Pereira, representa nos bonecos as personalidades importantes da cidade, como Telê Santana, o Prefeito e outros. E o melhor é que a proximidade destas cidades permite que você conheça as três festas em uma só folia, não é legal?!

PARA TODOS OS GOSTOS

Além dos desfiles de blocos tradicionais, a programação nas cidades é diversificada e agrada a todos os gostos. O Itabirito Folia  por sua vez terá circuitos de palco, de cordões e de trios elétricos, sem deixar de lado tradicionais festividades como a Bandaleira, que enfeita as ruas com foliões e suas fantasias irreverentes. Em Mariana , por exemplo, as atrações são para toda família! A principal delas é o resgate dos antigos carnavais, embalado pelas marchinhas, além do Carnavalzim Osquindô para a criançada, a alegria do Circovolante e a irreverência dos Bloconecos “Anões Gigantes.

 CARNAVAL NO ENTRE SERRAS: FOLIA E DESCANSO

Se você busca tranquilidade e passeios para incluir toda a família, seu destino na região do Circuito do Ouro é o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça! As cidades de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas já estão a todo vapor para receber os turistas, que buscam por diversão ou relaxar nos dias de folia.

Caeté que está abraçada pela Serra da Piedade permite aos visitantes bons momentos de reflexão durante os dias de folia. A Serra pode ser visitada durante o Carnaval e você tem a oportunidade de apreciar lá de cima as maravilhas das montanhas de Minas Gerais. Para os foliões a dica é seguir o “Carnacatu” e o “Carnabrandão” que animam dois pontos diferentes da cidade, com desfiles de bonecões, batucadas e o tradicional boi manta. Quem seguir para Barão de Cocais encontra tranqüilidade na famosa Cachoeira de Cocais e ainda pode se deliciar com o aconchego da Vila, que permite descansar longe da multidão. Ah! Experimentar as quitandas também é uma opção, ao chegar à Vila procure pela dona Mirtes. Agora, se você é um amante do carnaval a tradicional “Furrupa” e a Praça das Marchinhas é o lugar certo. Muita música boa ao som da bateria animará a festa.

Também há boas opções em Santa Bárbara e Catas Altas. Na terra do mel, Santa Bárbara, não tem essa se sossego não, durante o carnaval o clima é um só: festa. A cidade tem um dos carnavais mais tradicionais da região, e não perde em nada no quesito animação. Vários blocos desfilam pela cidade, sendo o mais famoso deles o “Bloco dos Sujos”, homens de saia e batom se divertem pelas ruas da cidade fazendo todo mundo sorrir, e claro, mantendo a tradição do gostoso carnaval de rua. É um ótimo lugar para levar toda a família, principalmente a criançada. Durante uma folguinha na agitação aproveite para visitar a Igreja Matriz de Santo Antônio, no centro histórico e degustar as delicias do mel na Casa do Mel. Já Catas Altas é o destino para o seu descanso. A cidade, claro, também estará em festa, mas não deixa de ser uma excelente opção para quem quer entrar em contato com a natureza e fazer da folia do carnaval tranqüilidade.

Na cidade, além de visitar o Parque do Caraça e toda a sua magia imperial, o visitante pode aproveitar para se encantar pelo centro histórico da cidade, passear pelas trilhas que levam ao Bicame de Pedras e refrescar nas cachoeiras da Santa e do Maquiné.

Para conferir a programação completa do Entre Serras acesse: entreserras.circuitodoouro.tur.br

Em nosso site, tem muito mais folia! Confira a programação completa dos carnavais na região em nosso site: circuitodoouro.tur.br

Foto: Carnaval em itabirito – Sanderson Pereira

Tudo o que você precisa saber para viajar

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “Carnaval tradicional e diversificado é no Circuito do Ouro!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha