4 bebidas do roteiro Entre Serras que você precisa experimentar

4 bebidas do roteiro Entre Serras que você precisa experimentar

Todo mundo conhece aquela velha frase que diz que  “Minas não tem bar mas tem bar”, não é? Pois apesar de ser bem batida, a expressão faz bastante sentido. Conhecido mundialmente por suas bebidas de altíssima qualidade, o Estado de alguns anos pra cá também ganhou o apelido de “a Bélgica brasileira” graças à sua produção de premiadas cervejas artesanais. E como aqui tem bebidas para todos os gostos, que tal dar uma olhada nas melhores opções de vinhos, cervejas e cachaças do roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça? Confira!

Aroma do Caraça, uma das melhores cachaças do roteiro Entre Serras

Feita na cidade de Santa Bárbara, a Cachaça Aroma do Caraça é produzida e engarrafada de forma artesanal seguindo os mesmos moldes de uma centenária tradição. Com um processo de envelhecimento que usa Jequitibá Rosa e Carvalho, a aguardente mineira começou com uma pequena produção de 400 litros por ano, mas hoje já ultrapassa os 7000, sendo vendida em diversas cidades do Brasil. Porém, mesmo com todo esse sucesso de vendas, a tradição continua no nome e até no rótulo, que traz estampado o Rio Caraça para quem quiser ver.

O Vinho de Jabuticaba de Catas Altas

Trazida pelo Monsenhor Manuel Mendes Pereira de Vasconcelos, a tradição da produção de vinho chegou na cidade de Catas Altas ainda no século XIX, quando o religioso ensinou as técnicas de fabricação da bebida para os locais afim de driblar os problemas com o declínio da procura pelo ouro na região. Hoje, além de contar com uma festa anual, o vinho da cidade também ficou conhecido por sua versão à base de jabuticaba, fruta que dá em abundância por aqueles cantos e que hoje é um dos símbolos do lugar.

Quando passar por lá, vale a pena experimentar!

O licor das irmãs de Caeté

Conhecida por suas igrejas e por sua imponente Serra da Piedade, Caeté também guarda alguns bons segredos gastronomicos dentro de seus mosteiros e conventos. Um bom exemplo são os licores produzidos pelas Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, dentro do Instituto São Luís. Mostrando que sabem fazer essa bebida como ninguém, as irmãs produzem um dos melhores licores de Minas, que além de delicioso, também ajuda na economia do lugar.

O Biscoitinho de Cachaça de Barão de Cocais

Apesar de levar o nome da cachaça no título, o biscoitinho produzido na cidade de Barão de Cocais não consegue deixar ninguém bêbado. E o motivo é bem simples: durante o seu processo de produção, a aguardente acaba evaporando, deixando assim o aroma e um leve gostinho, mas nada de álcool.

Ah, e se você quiser aprender a fazer a iguaria em casa, é só clicar aqui para aprender a receita (apesar de acharmos que aprecia-lo na cidade seja uma experiência bem melhor).

Peripécia, a premiada cerveja mineira

Feita em solo mineiro, a Peripécia Tripel é uma cerveja do estilo Belgian Tripel que foi agraciada com a medalha de ouro no Concurso da Associação Brasileira dos Degustadores de Cerveja, na cidade do Rio de Janeiro em 2012. Hoje, além de fazer peso no nome do Estado como um dos maiores produtores de cerveja artesanal do país, ela também é encontrada em diversas cidades do Entre Serras da Piedade ao Caraça, como Barão de Cocais, Caeté e Santa Bárbara.

Com uma boa dose de bebidas de qualidade e muita religiosidade, o Circuito do Ouro mostra como é fácil comer, rezar e amar nessa região que além de tudo é cercada pela natureza de Minas. Por isso, não deixe de provar uma das cervejas, licores ou cachaças do roteiro Entre Serras.

E se você ainda não conhece as cidades e atrações do circuito, visite o nosso site e não deixe de comentar por aqui as suas experiências por esses caminhos de Minas.

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “4 bebidas do roteiro Entre Serras que você precisa experimentar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha