O que revisar no carro antes de fazer uma viagem rápida no fim de semana

Viajar de carro é uma delícia e costuma ser a escolha certa dos que decidem se aventurar fora de sua cidade por apenas um final de semana, em cidadezinhas próximas. Contemplar as paisagens, poder ouvir suas músicas preferidas, e ter muito mais conforto e privacidade do que em um ônibus são motivos que levam as pessoas a optarem por uma viagem em seu próprio automóvel.

É preciso, entretanto, cuidar de cada detalhe para que sua partida seja tranquila e segura. Alguns itens do carro devem ser checados antes da ida, e no post de hoje falaremos sobre o que deve ser revisado antes de fazer uma viagem.

Vai colocar o pé na estrada em breve? Então vem com a gente!

Revisão periódica

A revisão periódica do carro deve ser feita nos intervalos previstos em seu próprio manual. Para fazer uma viagem, é necessário que essa revisão esteja com todos os seus quesitos em dia.

É possível, porém, que você mesmo cheque alguns detalhes, isoladamente, como o funcionamento de cada cinto de segurança, dos para-brisas, buzina, faróis, setas, pisca-alerta etc. Todos esses itens podem ser conferidos rapidamente, e não custa você dar uma olhadinha, não é?

Pneus e rodas

São eles que sustentarão todo o peso da sua bagagem, dos passageiros e de tudo mais que estiver no carro. Não deixe de procurar saber, então, se os pneus estão devidamente calibrados e as rodas alinhadas e balanceadas. Assim, além de fazer uma viagem mais segura, você também vai se sentir mais confortável na direção.

A calibragem, por exemplo, é algo essencial. Mas lembre-se de que ela deve ser feita de acordo com o peso do carro, para que a diminuição dos gastos com combustível e especialmente a segurança sejam efetivos.

Bagagem

Seu veículo pode reagir de formas adversas se estiver sobrecarregado, principalmente quando submetido a altas velocidades. Sendo assim, não se esqueça de conferir se sua família está levando apenas o que é ideal.

Lembre-se de que vocês passarão apenas o final de semana fora e, por isso, não é necessário levar muita bagagem para tão pouco tempo. Certifique-se também de que o porta-malas fique trancado corretamente depois de todo o carregamento.

Nível de combustível

Abastecer o carro antes de cair na estrada é fundamental, mesmo que você esteja viajando para um lugar bem próximo. Nas rodovias, os postos de gasolina costumam ser muito mais espaçados e, caso haja algum contratempo, a demora para que se resolva o problema com o combustível pode ser consideravelmente grande. Por isso, encha o tanque no posto de sua preferência em sua cidade. Os níveis de água e óleo no motor também devem ser conferidos, então não deixe de dar uma olhada neles também.

Cuidados pessoais

Para fazer uma viagem tranquila, tenha em mente que você, ou quem for o motorista da vez, deve ter tido uma boa noite de sono, estar devidamente alimentado, vestido com roupas e sapatos confortáveis. Além disso, é importante dar uma olhada um mapa ou GPS para se sentir mais seguro do caminho que deverá seguir.

Caso esteja viajando com mais pessoas  — com a sua família, por exemplo —, conte com um copiloto de sua segurança. Ele te ajudará a seguir o caminho certo e, ainda, poderá te manter desperto com um bom papo. Só não tire o olho da estrada!

Gostou das nossas dicas sobre o que revisar no carro antes de fazer uma viagem? Então compartilhe conosco suas dúvidas e experiências sobre o assunto. Para descobrir o seu próximo destino, acesse o site da Circuito do Ouro e faça uma ótima viagem!

Tudo o que você precisa saber para viajar

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Um comentário para “O que revisar no carro antes de fazer uma viagem rápida no fim de semana”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha