Visitando o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Não deixe de provar as quitandas especiais da região!

Uma viagem interessante e saborosa certamente terá muitas escalas em Minas Gerais. De todo o acervo patrimonial do Brasil, 60% estão no estado, incluindo-se aspectos materiais, como igrejas e casarões, além dos imateriais, como a produção de queijos de diversos tipos.

A gastronomia mineira é destaque em todo o Brasil, por sua diversidade e sua peculiaridade. Certas regiões do estado de Minas Gerais são muito conhecidas especialmente pela culinária e suas deliciosas quitandas. E o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça pode oferecer muito a quem busca experiências gastronômicas regionais inesquecíveis.

Vai visitar as cidades do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça? Então confira as nossas dicas gastronômicas:

Circuito do Ouro e um roteiro especial

O chamado Circuito do Ouro, em Minas Gerais, é uma região turística formada por 15 cidades que oferecem passeios inesquecíveis, inclusive para quem gosta de uma gastronomia com muito sabor e história.

Quitandas regionais

As quitandas especiais do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça são mais do que um bom motivo para um passeio de se saborear com calma. Algumas cidades, oferecem uma culinária bastante específica, como é o caso de Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. Trata-se de um roteiro delicioso, com uma especialidade em cada canto.

Caeté

A cidade de Caeté está bem próxima de Belo Horizonte e um de seus vários atrativos é o chamado “queijo de Caverna”. A receita vem sendo resgatada por religiosos que moram nos arredores. O queijo é produzido de maneira muito específica, em caves. Além de experimentá-lo, é possível conhecer sua produção na Serra da Piedade.

Caeté também oferece uma gama de doces, entre eles o de laranja, o doce de leite e o doce de banana, disponíveis em vários lugares da cidade. Outra opção são os pães, broas e bolos tipicamente mineiros, produzidos pela dona Ló, personagem conhecida na região.

Barão de Cocais

Na cidade de Barão de Cocais, um dos principais ingredientes das quitandas é a goiabada, que, sozinha, já faz muito sucesso. Em vários tipos de doces e alimentos, como tortas e biscoitos, esse delicioso ingrediente fica ainda melhor.

E por falar em biscoito, também fazem parte do roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça os biscoitos de cachaça. Todos os anos, além dos alimentos encontrados normalmente, ainda acontece o festival de quitandas, com um concurso entre as quitandeiras locais!

Santa Bárbara

Na cidade de Santa Bárbara, o mel é uma das grandes atrações gastronômicas, por ser muito tradicional na região e, é claro, saboroso! A cidade exporta o alimento até para fora do país, sendo o maior produtor de Minas Gerais e o quinto maior do Brasil.

Por essa razão, é carinhosamente conhecida como “a capital do mel”. Para os apaixonados, é possível, também, conhecer o processo de produção desse item da gastronomia, passando também por lojinhas especializadas, adoçando ainda mais os seus passeios.

Catas Altas

Em Catas Altas, várias quitandas são produzidas, para todos os gostos. Entre essas deliciosas quitandas, podemos destacar a famosa geleia de jabuticaba, que ajuda a dar sabor a diversos tipos de alimentos. Além disso, a cidade também produz vinho de jabuticaba, famoso na região e motivo de uma festa que costuma ocorrer todos os anos, em maio.

Conheça o site do Circuito do Ouro, visite o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça e deixe seus comentários sobre a experiência de fazer essa viagem. E não se esqueça de tirar muitas fotos, inclusive dos pratos e bebidas que provar por lá!

Tudo o que você precisa saber para viajar

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha