A arte dos Mestres do Barroco tomam conta do Circuito do Ouro

O Barroco Mineiro é a maior expressão artístico-cultural dos séculos XVIII e XIX, e é um dos responsáveis por atrair milhares de visitantes do mundo inteiro a fim de conhecer essa riqueza que compõe uma das mais importantes regiões turísticas do estado mineiro: O Circuito do Ouro. É possível destacar a presença marcante da arte, exaltada pelas exuberantes pinturas, esculturas e trabalhos manuais sejam eles feitos de madeira ou pedra-sabão. Grandes artistas do barroco deixaram espalhadas pela região do Circuito do Ouro belíssimas obras que contam a história de Minas Gerais.

Barroco Mineiro

O Termo Barroco Mineiro se refere tanto à arquitetura desse período, quanto a importantes expressões na escultura e na pintura, também conhecidos como Rococó. A região do Circuito do Ouro concentrou por muitos anos a atividade mineradora que enriqueceu o Estado, concentrando tanto as influências artísticas, vindas de outras regiões do Brasil – como o Rio e Janeiro e Salvador – quanto às influências de Portugal, na Europa.

A formulação de uma derivação característica do Barroco na região mineradora deveu-se ao súbito enriquecimento da região com a descoberta de grandes jazidas de ouro e diamantes e à criatividade dos mineiros no uso de técnicas, mão de obra e materiais próprios. Esta grande movimentação comercial e artística, somada ao forte apelo religioso que teve o catolicismo popular na região, fizeram aflorar a criatividade de artistas para construções arquitetônicas, esculturas e pinturas, que até hoje encantam a todos.

Artistas barrocos do Circuito do Ouro

Grandes artistas do barroco deixaram espalhadas pela região do Circuito do Ouro belíssimas obras que contam a história de Minas Gerais.

Mestre Aleijadinho

O mais popular e conhecido dos Mestres, sem dúvidas é o Mestre Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O Mestre que ganhou este apelido devido a uma doença degenerativa nas articulações que fez com que o artista perdesse os movimentos das mãos e dos pés.

Artista desde criança, Aleijadinho continuou suas atividades mesmo após a doença e segundo estudiosos, o gênio se tornou ainda mais produtivo neste período de enfermidade. O artista com um legado monumental tem suas obras marcadas por dois momentos, antes e depois da doença. É possível identificar antes da doença, equilíbrio, harmonia e serenidade em suas crianções; e durante a doença, demonstra traços mais marcantes e expressionistas.

Mestre Piranga 

O Mestre de Piranga, cujo a identidade é desconhecida,  é considerado um artista enigmático, suas obras são caracterizadas por um domínio de forma quase clássico e interpretações quase expressionistas, como por exemplo, olhos desnivelados, um mais baixo que o outro “vesgos”; cabeça menor que um sétimo do tronco dentre outras características. Pesquisadores acreditam que suas obras tenham sido influenciadas por Aleijadinho.

Mestre Ataíde 

O Mestre Ataíde, Manuel da Costa Ataíde, viveu na cidade de Mariana entre 1762 e 1830. O celebre pintor e decorador do barroco foi militar. O Artista tem suas obras marcadas pela característica expressiva de suas obras e o uso constante e cores  vivas e diversas combinações que autenticam a natureza brasileira. Em seu desenho, os anjos e santos apresentam traços mestiços.

Mestre Vieira Servas

O artista português, Francisco Vieiras Servas, nasceu na região do Minho em 1720. Não se sabe ao certo a data em que ele chegou ao Brasil, mas em 1753 ele já atuava na capitania de Minas Gerais. O legado de Viera Servas no estado permanece e encanta!  Ele é reconhecido pelas arbaletas, elemento de plasticidade valorizativa no conjunto de retábulos tornando-se sua inconfundível marca, legado que se completa com um acervo de esculturas de anjos tocheiros e devocionais.

Neste roteiro especial “Mestres do Barraco”, você poderá contemplar obras de todos esses Mestres. Acesse o nosso site e confira o roteiro:

https://circuitodoouro.tur.br/roteiro/mestres-do-barroco/

Barroco Mineiro: Você Sabia?

Você sabia que existe o dia do Barroco Mineiro? É isso mesmo, no dia 18 de Novembro, é comemorado o Dia do Barroco Mineiro, a data foi  instituída pela Lei 20.470, de 2012, uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Lugares que você precisa conhecer em Minas Gerais

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

esqueci minha senha