Viagem de carro: saiba como lidar com imprevistos

4 cuidados ao viajar de carro com a família

Para muitos, viajar de carro com a família é um grande prazer. No entanto, o passeio pode causar dores de cabeça se não houver uma boa organização prévia. Quem já fez uma viagem de carro com crianças, provavelmente, já passou por situações estressantes, quando a turminha fica cansada e começa a mostrar isso claramente: “Pai, tá chegando?”. E se, durante o trajeto, ainda acontece algum problema com o carro? É melhor garantir que tudo corra bem, não é mesmo?

A diversão de viajar pode começar no próprio percurso — desde que alguns cuidados sejam observados, para evitar estresse e aborrecimentos, além de garantir a segurança de toda a família. Confira a seguir!

Cuide da segurança de sua família

Antes de tudo, é preciso fazer uma revisão no carro. Confira pneus, freios, faróis, checagem de óleo e água e tome todos os cuidados que seu mecânico de confiança recomendar. Quando estiver pronto para viajar, certifique-se de que as crianças estão acomodadas em cadeiras próprias e que nenhum passageiro se esqueça do cinto de segurança — nos bancos da frente e de trás. Também é importante conferir o trajeto, para saber se a estrada está em obras ou se há problemas no trânsito.

Pense no conforto

Faça breves paradas a cada duas ou três horas, se a viagem for mais longa. Informe-se sobre lugares com uma estrutura mais adequada para atender às suas necessidades. Os banheiros são limpos? Há lugar para trocar o bebê? Se possível, peça informações a quem conhece o trajeto, ao definir os lugares onde vai parar.

Escolha roupas confortáveis e tenha, em local acessível, uma roupa extra — para o caso de mudança de clima. Para casos de enjoo, peça ao pediatra das crianças que prescreva um remédio para esses casos. E nada de refeições pesadas antes da viagem! Providencie lanches leves e água para todos.

Divirta-se durante o trajeto

Antes de sair de casa, envolva as crianças na tarefa de preparar as malas. Deixe que escolham o agasalho favorito, se o clima do destino estiver frio. Nas cidades serranas do interior de Minas, por exemplo, a temperatura costuma cair à noite. Além disso, é interessante levar no carro alguns jogos e brinquedos — desde que sejam sem pontas nem peças que possam machucá-los no caso de uma freada brusca. A família toda pode participar de cantorias ou brincadeiras de adivinhar, até mesmo o motorista. Basta usar a criatividade!

Transforme a viagem em aprendizado

Aproveite as horas no carro com as crianças para ensinar de um jeito divertido. Noções de ecologia e preservação da natureza podem ser ensinadas enquanto se observa a paisagem e os animais. Mostre a beleza dos rios e lagos, ensine a elas a importância da água para a vida no planeta. Incentive as crianças a buscarem informações sobre a região que estão visitando: desde a história até os hábitos dos habitantes locais.

Para você, viajar de carro com a família é parte da diversão ou um momento de estresse? Deixe um comentário contando como é feito o planejamento de suas viagens de carro com a família!

Tudo o que você precisa saber para viajar

Receba tudo no seu email! Prometemos não enviar spam!

Confira também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

esqueci minha senha